3. Bem-Estar Animal
  5. “ABRIL LARANJA”: NO MÊS DE PREVENÇÃO CONTRA A CRUELDADE ANIMAL, PREFEITURA FAZ PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO…

“ABRIL LARANJA”: NO MÊS DE PREVENÇÃO CONTRA A CRUELDADE ANIMAL, PREFEITURA FAZ PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Na quinta-feira (13/4), a palestra foi para os alunos do 4° ao 8° anos do Ensino Fundamental das EMEF’s “Prof. Paulinho Ribeiro” e “Prof. Alan Alves de Araújo”.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal – pertencente a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal – está promovendo, em alusão a Campanha “Abril Laranja”, mês de prevenção contra a crueldade animal, uma série de palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A Campanha “Abril Laranja” foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais e tem como objetivo criar um futuro com menos abandono e maus-tratos aos animais. “Por essa razão estamos fazendo este trabalho com os alunos do Ensino Fundamental, para ensinar às crianças, desde cedo, a importância da adoção responsável de animais, os cuidados que devem ter com os amigos de quatro patas e como agirem em casos de denúncias de maus-tratos”, explicou a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, Beatriz Garajau Christofori.

Nesta quinta-feira (13/4), os primeiros alunos que receberam os trabalhos de conscientização foram os matriculados do 4° ao 8° anos do Ensino Fundamental das EMEF’s “Prof. Paulinho Ribeiro” e “Prof. Alan Alves de Araújo”. No dia 2 de maio será a vez dos alunos do 4° e 5° anos da EMEF “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo” terem a palestra da Campanha. A EMEF “Prof. Accácio Vieira de Camargo” também contará com as atividades do “Abril Laranja”, ainda com data a definir.

“Nosso intuito é fazer dessa Campanha uma ação permanente, atendendo todas as escolas do município”, completou Beatriz.

MAUS-TRATOS É CRIME

De acordo com o artigo 32 da Lei n° 9.605/98, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime. As penas podem ser de multas, reclusão por até cinco anos e proibição de guarda do animal.

São considerados maus-tratos aos animais o abandono; mantê-lo em local sem condições mínimas de higiene; promover rinhas ou mutilação; utilizar métodos punitivos, baseados em dor ou sofrimento, com a finalidade de treinamento, exibição ou entretenimento; e outros.

Portanto, caso o munícipe presencie alguns destes atos, deve denunciar para o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Tatuí pelo telefone (15) 3205-1082 ou pelo e-mail bemestaranimal@tatui.sp.gov.br; ou para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria).

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI