3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. EDUCAÇÃO CONHECE REGULAMENTO DO “21° CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”; INSCRIÇÕES COMEÇAM…

EDUCAÇÃO CONHECE REGULAMENTO DO “21° CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”; INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEMANA

A Comissão Organizadora do “21° Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais” – promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, em reunião realizada na última quarta-feira (29/3), apresentou o regulamento (Edital nº 04/2023) do certame deste ano aos gestores, coordenadores e responsáveis das Unidades Escolares das Redes Pública e Particular de Ensino.

Estiveram presentes os membros da Comissão Organizadora da Semana “Paulo Setúbal” 2023 – nomeada pelo Decreto Municipal n° 23.714, de 2 de fevereiro de 2023 (https://bit.ly/3XxI0Oh), o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko); o diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna; Márcia Aparecida de Oliveira Freitas, da Secretaria de Educação; Flávia Ferreira Machado, do Conselho Municipal de Turismo; além de Maria Augusta Barbará, da equipe técnica do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

O tema desta edição do Concurso é “Tatuí… Guardo no coração, guardei sempre em minha saudade a recordação amorável da minha boa terra natal”, inspirado no capítulo V da obra “Confiteor”, de Paulo Setúbal. E as inscrições já começam nesta segunda-feira (3 de abril), seguindo até o dia 19 de maio, devendo os trabalhos serem entregues no Museu, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

De abrangência municipal, o Concurso tem como objetivos: resgatar e valorizar a obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal e sua importância na literatura brasileira; difundir a obra de Paulo Setúbal entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das Redes de Ensino Municipal e Estadual, Pública e Particular de Tatuí; estimular entre os jovens o gosto pela leitura e pela pesquisa; proporcionar interdisciplinaridade por meio da cultura; e premiar escolas do município pelo incentivo à leitura, arte e pesquisa.

O certame é dividido nas modalidades Artes Visuais e Literatura, e nas seguintes categorias: Artes Visuais – Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Ensino Fundamental (3°, 4° e 5° anos), nas quais o trabalho consiste em um desenho; e Literatura – Ensino Fundamental (6° e 7° anos), Ensino Fundamental (8° e 9° anos), Ensino Médio (1° ao 3° anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas quais o trabalho consiste na produção de texto.

A novidade para este ano será a modalidade Educação Especial, por meio do Desenho Universal para Aprendizagem. O trabalho será analisado respeitando a Lei n° 13.146/2015 ou Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

A cada ano, a Comissão Organizadora e a equipe gestora do Museu buscam valorizar a premiação do Concurso e, para 2023, o valor total da premiação será de R$ 21 mil, dividida entre as categorias, sendo: 1° lugar – medalha e R$ 800,00; 2° lugar – medalha e R$ 600,00; 3° lugar – medalha e R$ 400,00; professor de aluno 1º, 2º e 3º lugares – R$ 400,00; e escola do aluno contemplado em 1°, 2º e 3º lugares – receberá Certificado e Medalha.

O regulamento completo do “21° Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais” está disponível no site da Prefeitura de Tatuí (https://bit.ly/3m1RCnI). Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails museupaulosetubal@gmail.com e paulosetubalconcurso@gmail.com.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.