3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” EXIBIRÁ ANIMAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL

MUSEU “PAULO SETÚBAL” EXIBIRÁ ANIMAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL

De um jeito leve e bem-humorado, narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, o longa-metragem em formato de desenho animado será exibido neste sábado (25/03), às 14h.

De um jeito leve e bem-humorado, narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, o longa-metragem que conta a história do café no Brasil em formato de desenho animado será exibido neste sábado (25/03), às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí.

Com duração de 72 minutos, “Café – Um Dedo de Prosa” será exibido gratuitamente. Também haverá uma programação especial com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: exposição de desenhos originais do filme e bate-papo com o diretor do longa, Maurício Squarisi, e sua equipe.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está localizado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE O FILME

“Café – Um Dedo de Prosa” é um desenho animado narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, dois amigos que se encontram em uma cafeteria e travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café, a bebida mais popular do Brasil. O filme aborda, de maneira suave e divertida, os principais temas da história do café no País, passando pelo seu descobrimento na África, a entrada no Brasil, a escravidão, a imigração e a influência sobre a arte e a cultura brasileira. Embora bem-humorado e repleto de músicas originais, o filme tem forte preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Contemplado no edital de licenciamento ProAC 12/2022, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a animação dá início a uma nova etapa de circulação este ano, começando por Tatuí. “É a cidade natal de Vera Holtz, e desde que fizemos as gravações com ela, já tínhamos vontade de trazer o filme para a cidade”, comemora Maurício Squarisi, que manteve em todo o filme a tradição do desenho em papel, feito à mão, que depois foi digitalizado e colorido no computador.

Resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014, o filme começou sua jornada de exibições em 2015, na cidade de Itu. No mesmo ano, ocorreram sessões internacionais: em Portugal, na 15ª edição do Festival de Animação de Lisboa – Monstra, e em Moçambique, na 6ª edição do Festival Kugoma. Foi vencedor do prêmio de melhor filme brasileiro pelo júri popular na 8ª edição do Arraial Cine Fest – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro/Bahia, em 2016. Um ano depois, 2017, estreou nos cinemas da capital paulista. Desde então, segue circulando em sessões especiais pelos País.

A participação em festivais rendeu ainda o prêmio de melhor animação no Ecocine 2016 – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos e o prêmio de melhor roteiro/documentário no VII Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa – O Cubo, em 2022.

SOBRE O DIRETOR E O NÚCLEO

Maurício Squarisi nasceu em 1958, na cidade de Campinas, e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão 16 filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também é cartunista e, desde 1979, integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti. Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, a pesquisa e a divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores; e filmes realizados em Oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 Oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros e em países como Portugal e Moçambique, entre outros.

Empresas ou quaisquer interessados em conhecer melhor a metodologia do Núcleo para realização de Oficinas ou para conversar sobre exibições especiais, podem entrar em contato direto pelo blog (http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/) ou pelas redes sociais.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.