Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Bem-Estar Animal
  4. »
  5. REUNIÃO COM FOCO NO BEM-ESTAR ANIMAL DEFINE PLANEJAMENTO DA “FESTA DE SÃO JORGE 2023” PARA…

REUNIÃO COM FOCO NO BEM-ESTAR ANIMAL DEFINE PLANEJAMENTO DA “FESTA DE SÃO JORGE 2023” PARA O DIA 23 DE ABRIL

A novidade deste ano é que cavalgada será amplamente acompanhada e fiscalizada “in loco” pelo Departamento Municipal de Bem-Estar Animal, pela Guarda Civil Municipal e pelo Departamento Municipal de Mobilidade Urbana.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, promoveu, nesta terça-feira (14/03), no Centro Cultural, uma reunião para apresentação dos detalhes do evento “Tatuí da Festa de São Jorge 2023”. Após dois anos de hiato, em virtude da pandemia da Covid-19, a tradicional festa acontecerá no dia 23 de abril, domingo, no Recinto de Eventos do Lar Donato Flores.

A novidade deste ano é que cavalgada será amplamente acompanhada e fiscalizada “in loco” pelo Departamento Municipal de Bem-Estar Animal, pela Guarda Civil Municipal e pelo Departamento Municipal de Mobilidade Urbana. Nesta oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Paulo Sérgio de Almeida Martins, e a diretora de Bem-Estar Animal, Beatriz Garajau Christofori, apresentaram todas as “Normas e Recomendações da Cavalgada”, sugerindo aos interessados que realizem com antecedência o cadastro on-line dos animais (equinos, bovinos, muares e asininos) no link https://bit.ly/3lk61LF. Em caso de dúvidas referente ao cadastro, elas podem ser esclarecidas com o próprio Departamento de Bem-Estar Animal, pelos telefones (15) 3205-1082 ou 3205-1199. A ação visa garantir o bem-estar dos animais e coibir a prática de maus-tratos, já que, no evento, não será tolerada a utilização de animais debilitados; caso isso aconteça, os animais serão recolhidos e o proprietário será autuado.

A concentração da tradicional procissão de cavaleiros de São Jorge será às 10h na Avenida das Mangueiras, próximo ao Cruzeiro, percorrendo as principais ruas da cidade e seguindo até o Recinto de Eventos do Lar Donato Flores, onde acontecerá o evento. A programação festiva terá início a partir das 12h, com a bênção aos cavaleiros da procissão de São Jorge. A festa será beneficente em prol ao Lar Donato Flores, que será responsável pela Praça de Alimentação, com venda de almoço, salgados, churrasco, doces caseiros e bebidas. No palco, acontecerão shows musicais e de danças típicas da cultura raiz.

O encontro foi conduzido, pelo secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko) e, além da participação do secretário e da diretora do Bem-Estar Animal (já citados acima), também teve a presença do comandante da Guarda Civil Municipal, Vanderlei dos Passos; do subcomandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto Rodrigues dos Santos; dos turismólogos da Prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho; do agente de Cultura, Rogério Miranda; do diretor de Agricultura, Juliano Marcel de Moraes; do coordenador do Bem-Estar Animal, Silvano Aparecido Calori; do coordenador do Canil Municipal, Giovani de Tarso Tacachsc; da estagiária deste mesmo Departamento, Eduarda Vitória Peixoto; e de representantes de várias Comitivas de Cavaleiros de Tatuí, entre elas, Fire House, Muladeiros, Rancho da Viola e ATTAC.

Uma outra reunião, ainda sem data prevista, será marcada para apresentação de toda a programação e das atrações do evento. O secretário de Cultura e Turismo, Douglas Dalmatti, afirmou que o objetivo é manter a tradição do evento, mas com segurança e organização, criando um ambiente familiar para o lazer e entretenimento dos munícipes.

HISTÓRICO DA FESTA

No Brasil e em vários países, o Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril. Em Tatuí, a festa faz parte da cultura raiz, sendo um evento relatado no Hino de Tatuí, com música de Maria Ruth Luz e letra de Paulo Cerqueira Luz. O evento teve seu auge na década de 70, com retomada no final da década de 90, focando na cultura raiz e com uma tradicional procissão, que atrai centenas de cavaleiros, muladeiros e boiadeiros, sempre com saída da Avenida das Mangueiras.

A última edição da “Tatuí da Festa de São Jorge 2023” aconteceu em 2019 e contou com cerca de 300 cavaleiros e 1500 pessoas que prestigiaram a programação cultural da festa.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo