EXPOSIÇÃO “SÃO PAULO EM MOVIMENTO” ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Trabalhos são gravuras que representam locais memoráveis e históricos da capital paulista, inspirados na música "O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc.

Para aqueles que procuram algo para fazer nessas férias, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, tem em cartaz a exposição “São Paulo em Movimento”, da artista plástica, escultora e gravurista, Rosane Maria Damasceno Viegas, que conta com a curadoria de Rita Caruzzo. A mostra pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 26/1 (quinta-feira), sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.  

Os trabalhos são compostos por gravuras (obra de arte em papel) que representam locais memoráveis e históricos da capital paulista, inspirados na música “O bêbado e a equilibrista”, composta por João Bosco e Aldir Blanc e interpretada por Elis Regina. “Estava ouvindo esta lindíssima música e pensei como seria interessante fazer um prédio bêbado. Nessa época estava desenhando uma série com detalhes de prédios de São Paulo e parei para fazer a ‘xilogravura Bêbada'”, diz Rosane. 

A gravura é uma técnica de incisão (xilogravura, linoleogravura, técnicas de buril, água tinta e água forte) que se relaciona a técnicas de superfície (serigrafia e litografia), onde a artista expressa suas ideias, pensamentos, intenções, expressões, impressões e poesias. “A técnica torna possível o pensamento abstrato, a construção de sistemas descritivos e explicativos, a capacidade de alterá-los e reorganizá-los, isto é, possibilita as pessoas significarem o mundo e a sociedade”, explica Rosane.  

Além da exposição, também foi preparado um local especial para alunos que, ao visitarem a mostra, poderão ter uma experiência única de produzirem uma gravura e levarem para casa.  

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969. 

Compartilhe:

Skip to content