A aula de danças populares, intitulada “Tem um Coco no meu Forró”, acontecerá às 15h deste sábado (17/12), no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. O interessado em participar deve realizar sua inscrição gratuita no link https://bit.ly/3FnlikJ.
O Projeto, de Luís Fernando Silva Pinto, é uma aula dinâmica que relaciona as danças Forró e Coco, enfatizando seus contextos histórico, social e cultural, além de demonstrar, de uma forma divertida, como as danças populares dialogam entre si.
Para o proponente, a aula terá o intuito de levar para a população entretenimento com arte e educação, disseminando conhecimentos sobre a cultura popular brasileira, por meio do Forró e do Coco; além de ser um resgate cultural, visto que os adeptos do Forró no Sudeste desconhecem a sua história.
“Os participantes da aula terão o prazer de descobrir uma parte da nossa cultura que nasceu no Nordeste, por meio de um resgate cultural de movimentações, buscando ampliar o conhecimento e o respeito pela cultura do Coco, que faz parte da história da música, da dança e do Brasil”, comenta Luís Fernando.
O Projeto “Tem um Coco no meu Forró” foi um dos habilitados no Edital de Cultura 03/2022, do “2º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da aula, está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.
Sobre o Coco – Oriunda das matrizes africanas e indígenas, essa manifestação cultural surgiu na antiga Capitania de Pernambuco e se difundiu nos engenhos de açúcar.
De acordo com historiadores, o seu ritmo bem marcado nasceu do canto que os tiradores de coco faziam. Sua dança possui uma rica variação, como o Coco-de-Arcoverde, Coco-de-Umbigada, Coco-de-Embolada, Coco-Praiano e Coco-de-Amarração.
Essa manifestação, tão rica em repertório de movimentos, influenciou no desenvolvimento do Forró, tanto no gênero musical, quanto na dança.