Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. ESCOLA PROJETO “SENNA EM AÇÃO” REALIZA A FEIRA DO EMPREENDEDORISMO DO PROGRAMA “JEPP/SEBRAE”, NA PRAÇA…

ESCOLA PROJETO “SENNA EM AÇÃO” REALIZA A FEIRA DO EMPREENDEDORISMO DO PROGRAMA “JEPP/SEBRAE”, NA PRAÇA DA MATRIZ

Publicado em:

Evento integra o Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”, uma proposta de Educação Empreendedora para estudantes do Ensino Fundamental.

Na manhã do último sábado (12/11), na Praça da Matriz, a Escola Projeto “Senna em Ação”, pertencente à Secretaria da Educação da Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Sebrae, promoveu a “Feira do Empreendedorismo”. 

O evento integra o Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”, uma proposta de Educação Empreendedora para estudantes do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Sebrae, o JEPP faz com que os alunos trabalhem desde a produção até a comercialização de produtos, estimulando-os a assumirem riscos calculados, a terem um olhar observador e a identificarem ao seu redor oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.  

Por meio de atividades lúdicas e um ambiente sensibilizador, o Programa apresenta práticas de aprendizagem considerando a autonomia dos alunos para aprenderem e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, nos âmbitos pessoal, profissional e social. 

A Feira, que mobilizou gestores, professores e alunos da Escola Projeto “Senna em Ação”, foi aberta ao público e contou com barracas vendendo geladinhos gourmet, churros e brinquedos confeccionados pelos alunos na Sala Maker.  

Para o desenvolvimento do JEPP, os professores do “Senna em Ação” passaram por uma capacitação e trabalharam com os alunos o material fornecido pelo Sebrae. Eles tiveram, ainda, o suporte da diretora Cristina Jesus Pereira Maciel de Campos, e dos coordenadores Alzira Ananias de Cardoso e Altair Benedito Vieira, que acompanharam o trabalho diariamente, auxiliando e orientando. O Projeto também contou com a palestra “Os primeiros passos para empreender”, da empreendedora Ana Teresa Cecílio, homenageada durante o evento.   

A “Feira do Empreendedorismo” teve a presença da analista de negócios do Sebrae, Isabel Janaína Soares – responsável pela capacitação dos professores participantes do JEPP -, que ficou encantada com o trabalho desenvolvido e com a participação ativa dos alunos. 

Além das barracas, aconteceram apresentações culturais de danças “Aquarela do Brasil” e “Maculelê”, conduzidas pelas professoras Mina Garcia e Larissa Orsi; além da peça teatral “Sítio do Pica-pau Amarelo”, sob a direção do professor Sergio Ventura. As apresentações emocionaram a todos que foram prestigiar a Feira.  

A secretária municipal da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, fez uso da palavra e parabenizou os alunos, professores e responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto. A coordenadora da Escola Projeto “Senna em Ação”, Alzira Ananias de Cardoso, dando continuidade, explicou aos presentes a respeito dos objetivos e do desenvolvimento das atividades.  

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar de forma transformadora, incentivando o aluno a quebrar paradigmas e a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. 

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, de pensar e de aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que ele está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo