Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SEDIARÁ O “III CONGRESSO INTERNACIONAL  DE MÚSICA CORAL INFANTOJUVENIL UM NOVO OLHAR…

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SEDIARÁ O “III CONGRESSO INTERNACIONAL  DE MÚSICA CORAL INFANTOJUVENIL UM NOVO OLHAR – CIMUCI” 

Publicado em:

Conservatório de Tatuí sediará o “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, idealizado pelo Projeto “Um Novo Olhar”.

De quarta-feira até sábado (12 a 15/10), o Conservatório de Tatuí sediará o “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, idealizado pelo Projeto “Um Novo Olhar”, fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); em parceria com a Associação Brasileira de Regentes Corais (ABRACO), a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório; com apoio do Lar Donato Flores, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Associação de Música Coral do Espírito Santo (CORALES). 

O Congresso tem o intuito de incentivar a reflexão sobre o canto coral entre os jovens, divulgar trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas e ampliar o intercâmbio entre as instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional. 

A terceira edição do evento terá conferências, mesas redondas, oficinas com o coral do Projeto “Espaço Feliz” – Lar Donato Flores, workshops e mostras de coral, com a presença de grandes nomes da música coral nacional e internacional. Haverá, também, uma rica troca de experiências e saberes, por meio de apresentações de trabalhos científicos – concluídos ou em andamento – e de relatos de experiências de professores, regentes, preparadores vocais, compositores e arranjadores para coros infantojuvenis.  

A comissão organizadora do CIMUCI é composta pelos professores Ana Lúcia Gaborim (Campo Grande/MS), Luís Gustavo Laureano (Votorantim/SP), Maria José Chevitarese (Rio de Janeiro/RJ) e Paulo Paraguassú (Vitória/ES). 

As atividades do Congresso acontecerão durante todo o dia. Os interessados em participar devem se inscrever nos links www.umnovoolhar.art.br ou https://www.e-inscricao.com/cimuci/2022; além disso, todo o evento será transmitido, ao vivo, no canal “Arte de Toda Gente”, no Youtube. 

Programação – O evento terá início no feriado de 12/10 (quarta-feira), das 8h às 9h, com a recepção aos congressistas, no Foyer do Teatro “Procópio Ferreira”; a abertura oficial do Congresso será às 9h, também no Teatro, com a participação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí.

Em seguida, às 10h, no Teatro, acontecerá uma homenagem à Dulce Primo, do Paraná; e às 11h, no mesmo local, a Conferência Internacional de Abertura, intitulada “O canto coral como espaço para o desenvolvimento pessoal dos cantores”, com o equatoriano José Criollo. 

Já das 14h às 16h, será realizada a mesa-redonda “Desafios e caminhos no trabalho do coro infantojuvenil”, com Dulce Primo (PR), Fanny de Souza Lima (SP), Silmara Drezza (SP) e José Alberto Corulli (SP); e às 19h, a Mostra Coral, com a participação do Grupo Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, do Coro do Colégio La Salle, de Botucatu, e do Grupo Jovem do Projeto “Canarinhos da Terra”, da Unicamp; ambas as atividades serão no Teatro. 

Um pouco antes, às 16h30, entretanto no Salão Villa-Lobos, acontecerá a Oficina de Leitura de Repertório, com Eduardo Lakchevitz, do Rio de Janeiro. 

No segundo dia do CIMUCI (13/10), o Salão Villa-Lobos será o primeiro local de atividades, com a apresentação de Trabalhos Científicos, às 9h; seguido do Workshop “O Regente-Cantor”, com Angelo Fernandes (SP), às 11h; da Oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono, às 14h; e da Oficina de Leitura de Repertório, com Angelo Fernandes (SP), às 17h. O encerramento será no Teatro, às 19h, com mais uma “Mostra Coral”. 

Na sexta-feira (14/10), as atividades durante o dia novamente serão no Salão Villa-Lobos: às 9h, apresentação de Trabalhos Científicos; às 11h, Workshop “Preparo vocal para coros infantojuvenis”, com Angelo Fernandes (SP); às 14h, Oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono; e às 16h30, Oficina de Leitura de Repertório, com Ana Paula Miqueletti (PR). Novamente, às 19h, acontecerá a Mostra Coral, mas, neste dia, o evento será na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí. 

O último dia do “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, no sábado (15/10), terá início às 8h, com a Oficina de Regência Coral, com Cláudio Esteves (RS), em local ainda a definir. 

Assim como nos outros dias, o Salão Villa-Lobos receberá grande parte das atividades, iniciando às 9h, com a mesa-redonda “Coros Infantojuvenis em Projetos”, com a participação de Giuliana Frozoni (SP), Luiz Pedro Simoni (SP) e Sarah Higino (RJ); às 11h, acontecerá mais uma vez o Workshop “Preparo vocal para coros infantojuvenis”, com Angelo Fernandes (SP); às 14h será a vez da Oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono; e às 16h30, a Conferência Internacional de Encerramento “A formação do regente de coros infantojuvenis”, com a costarriquenha Beverlyn Mora. 

Por fim, o evento terá seu findar com o Concerto de Encerramento do “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, com o Coro do Congresso, possivelmente na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí (a confirmar). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo