Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SEDIARÁ O “III CONGRESSO INTERNACIONAL  DE MÚSICA CORAL INFANTOJUVENIL UM NOVO OLHAR…

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SEDIARÁ O “III CONGRESSO INTERNACIONAL  DE MÚSICA CORAL INFANTOJUVENIL UM NOVO OLHAR – CIMUCI” 

Publicado em:

Conservatório de Tatuí sediará o “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, idealizado pelo Projeto “Um Novo Olhar”.

De quarta-feira até sábado (12 a 15/10), o Conservatório de Tatuí sediará o “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, idealizado pelo Projeto “Um Novo Olhar”, fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); em parceria com a Associação Brasileira de Regentes Corais (ABRACO), a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório; com apoio do Lar Donato Flores, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Associação de Música Coral do Espírito Santo (CORALES). 

O Congresso tem o intuito de incentivar a reflexão sobre o canto coral entre os jovens, divulgar trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas e ampliar o intercâmbio entre as instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional. 

A terceira edição do evento terá conferências, mesas redondas, oficinas com o coral do Projeto “Espaço Feliz” – Lar Donato Flores, workshops e mostras de coral, com a presença de grandes nomes da música coral nacional e internacional. Haverá, também, uma rica troca de experiências e saberes, por meio de apresentações de trabalhos científicos – concluídos ou em andamento – e de relatos de experiências de professores, regentes, preparadores vocais, compositores e arranjadores para coros infantojuvenis.  

A comissão organizadora do CIMUCI é composta pelos professores Ana Lúcia Gaborim (Campo Grande/MS), Luís Gustavo Laureano (Votorantim/SP), Maria José Chevitarese (Rio de Janeiro/RJ) e Paulo Paraguassú (Vitória/ES). 

As atividades do Congresso acontecerão durante todo o dia. Os interessados em participar devem se inscrever nos links www.umnovoolhar.art.br ou https://www.e-inscricao.com/cimuci/2022; além disso, todo o evento será transmitido, ao vivo, no canal “Arte de Toda Gente”, no Youtube. 

Programação – O evento terá início no feriado de 12/10 (quarta-feira), das 8h às 9h, com a recepção aos congressistas, no Foyer do Teatro “Procópio Ferreira”; a abertura oficial do Congresso será às 9h, também no Teatro, com a participação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí.

Em seguida, às 10h, no Teatro, acontecerá uma homenagem à Dulce Primo, do Paraná; e às 11h, no mesmo local, a Conferência Internacional de Abertura, intitulada “O canto coral como espaço para o desenvolvimento pessoal dos cantores”, com o equatoriano José Criollo. 

Já das 14h às 16h, será realizada a mesa-redonda “Desafios e caminhos no trabalho do coro infantojuvenil”, com Dulce Primo (PR), Fanny de Souza Lima (SP), Silmara Drezza (SP) e José Alberto Corulli (SP); e às 19h, a Mostra Coral, com a participação do Grupo Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, do Coro do Colégio La Salle, de Botucatu, e do Grupo Jovem do Projeto “Canarinhos da Terra”, da Unicamp; ambas as atividades serão no Teatro. 

Um pouco antes, às 16h30, entretanto no Salão Villa-Lobos, acontecerá a Oficina de Leitura de Repertório, com Eduardo Lakchevitz, do Rio de Janeiro. 

No segundo dia do CIMUCI (13/10), o Salão Villa-Lobos será o primeiro local de atividades, com a apresentação de Trabalhos Científicos, às 9h; seguido do Workshop “O Regente-Cantor”, com Angelo Fernandes (SP), às 11h; da Oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono, às 14h; e da Oficina de Leitura de Repertório, com Angelo Fernandes (SP), às 17h. O encerramento será no Teatro, às 19h, com mais uma “Mostra Coral”. 

Na sexta-feira (14/10), as atividades durante o dia novamente serão no Salão Villa-Lobos: às 9h, apresentação de Trabalhos Científicos; às 11h, Workshop “Preparo vocal para coros infantojuvenis”, com Angelo Fernandes (SP); às 14h, Oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono; e às 16h30, Oficina de Leitura de Repertório, com Ana Paula Miqueletti (PR). Novamente, às 19h, acontecerá a Mostra Coral, mas, neste dia, o evento será na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí. 

O último dia do “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, no sábado (15/10), terá início às 8h, com a Oficina de Regência Coral, com Cláudio Esteves (RS), em local ainda a definir. 

Assim como nos outros dias, o Salão Villa-Lobos receberá grande parte das atividades, iniciando às 9h, com a mesa-redonda “Coros Infantojuvenis em Projetos”, com a participação de Giuliana Frozoni (SP), Luiz Pedro Simoni (SP) e Sarah Higino (RJ); às 11h, acontecerá mais uma vez o Workshop “Preparo vocal para coros infantojuvenis”, com Angelo Fernandes (SP); às 14h será a vez da Oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virginia Bono; e às 16h30, a Conferência Internacional de Encerramento “A formação do regente de coros infantojuvenis”, com a costarriquenha Beverlyn Mora. 

Por fim, o evento terá seu findar com o Concerto de Encerramento do “III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI”, com o Coro do Congresso, possivelmente na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí (a confirmar). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo