Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PREFEITURA REALIZARÁ EXAMES PREVENTIVOS GRATUITOS E SEM AGENDAMENTO PRÉVIO DIA 21 

PREFEITURA REALIZARÁ EXAMES PREVENTIVOS GRATUITOS E SEM AGENDAMENTO PRÉVIO DIA 21 

Publicado em:

Principal ação, intitulada de “Dia D”, será no dia 21/10 (sexta-feira), das 16h às 21h, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas.

Neste mês, como em todos os anos, acontece a Campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo de útero, em todo o mundo. Em Tatuí não será diferente. Diversas ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) pertencentes a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, para abranger o maior número de mulheres possíveis.  

A principal ação, intitulada de “Dia D”, será no dia 21/10 (sexta-feira), das 16h às 21h, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas. 

Serão oferecidos exames preventivos de colo de útero e de mamas, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Não será necessário agendamento prévio, basta comparecer no CEMEM, que está situado na Rua São Bento, nº 15, Centro.  

Outras ações – Além da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania também está promovendo ações durante este mês tão importante. No dia 4/10 (terça-feira), a Pasta realizou a entrega de panfletos informativos e laços rosas para as servidoras públicas do Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”; e distribuiu cartazes do “Outubro Rosa” para todas as Secretarias Municipais. 

Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a doença, incentivar a realização do autoexame mensalmente e da consulta anual com um médico, no dia 14/10 (sexta-feira), acontecerá a ação “Entre Elas”, em dois períodos, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”. 

Também no Paço, como encerramento da Campanha “Outubro Rosa”, no dia 27/10 (quinta-feira), das 11h às 17h, haverá uma tenda rosa de orientação, com a presença de profissionais de saúde. Simultaneamente, também serão oferecidos serviços de cuidados com a saúde e a beleza, sorteios e um espaço kids, para as mães ficarem tranquilas enquanto aproveitam as atividades. 

Outubro Rosa – A Campanha foi criada na década de 90, quando a Fundação “Susan G. Komem for the Cure” criou o laço cor-de-rosa, que é o símbolo da prevenção ao câncer de mama, distribuindo o mesmo para os participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que agora acontece anualmente. 

O movimento surgiu com o intuito de alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e das medidas protetivas contra a doença, que se desenvolve por meio da multiplicação de células anormais no corpo humano, que alteram sua genética, de forma hereditária ou adquirida, podendo ser de vários tipos.  

Em todo o mundo, o “Outubro Rosa” tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama – e, também, sobre o câncer de colo do útero -, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. 

De acordo com dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais comum, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com cerca de 66 mil mulheres desenvolvendo a doença apenas entre 2020 e 2022. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo