Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PREFEITURA REALIZARÁ EXAMES PREVENTIVOS GRATUITOS E SEM AGENDAMENTO PRÉVIO DIA 21 

PREFEITURA REALIZARÁ EXAMES PREVENTIVOS GRATUITOS E SEM AGENDAMENTO PRÉVIO DIA 21 

Publicado em:

Principal ação, intitulada de “Dia D”, será no dia 21/10 (sexta-feira), das 16h às 21h, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas.

Neste mês, como em todos os anos, acontece a Campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo de útero, em todo o mundo. Em Tatuí não será diferente. Diversas ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) pertencentes a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, para abranger o maior número de mulheres possíveis.  

A principal ação, intitulada de “Dia D”, será no dia 21/10 (sexta-feira), das 16h às 21h, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas. 

Serão oferecidos exames preventivos de colo de útero e de mamas, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Não será necessário agendamento prévio, basta comparecer no CEMEM, que está situado na Rua São Bento, nº 15, Centro.  

Outras ações – Além da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania também está promovendo ações durante este mês tão importante. No dia 4/10 (terça-feira), a Pasta realizou a entrega de panfletos informativos e laços rosas para as servidoras públicas do Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”; e distribuiu cartazes do “Outubro Rosa” para todas as Secretarias Municipais. 

Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a doença, incentivar a realização do autoexame mensalmente e da consulta anual com um médico, no dia 14/10 (sexta-feira), acontecerá a ação “Entre Elas”, em dois períodos, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”. 

Também no Paço, como encerramento da Campanha “Outubro Rosa”, no dia 27/10 (quinta-feira), das 11h às 17h, haverá uma tenda rosa de orientação, com a presença de profissionais de saúde. Simultaneamente, também serão oferecidos serviços de cuidados com a saúde e a beleza, sorteios e um espaço kids, para as mães ficarem tranquilas enquanto aproveitam as atividades. 

Outubro Rosa – A Campanha foi criada na década de 90, quando a Fundação “Susan G. Komem for the Cure” criou o laço cor-de-rosa, que é o símbolo da prevenção ao câncer de mama, distribuindo o mesmo para os participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que agora acontece anualmente. 

O movimento surgiu com o intuito de alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e das medidas protetivas contra a doença, que se desenvolve por meio da multiplicação de células anormais no corpo humano, que alteram sua genética, de forma hereditária ou adquirida, podendo ser de vários tipos.  

Em todo o mundo, o “Outubro Rosa” tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama – e, também, sobre o câncer de colo do útero -, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. 

De acordo com dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais comum, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com cerca de 66 mil mulheres desenvolvendo a doença apenas entre 2020 e 2022. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo