Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. AMPLIAÇÃO DO BANCO DE SANGUE DE TATUÍ IRÁ PERMITIR NÚMERO MAIOR DE DOAÇÕES

AMPLIAÇÃO DO BANCO DE SANGUE DE TATUÍ IRÁ PERMITIR NÚMERO MAIOR DE DOAÇÕES

Publicado em:

Banco de Sangue tem mais de 3 mil pessoas cadastradas para doação; várias campanhas são realizadas ao longo do ano para incentivar as doações de sangue.

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, irá aumentar sua capacidade de atendimento, após a sua ampliação. A inauguração será neste sábado, 03/09, às 10h. 

A obra foi viabilizada através de uma parceria firmada, através de lei municipal, reunindo Prefeitura, Câmara e Santa Casa, o que viabilizou os recursos necessários, algo em torno de R$ 230 mil. Atualmente, o Banco de Sangue “Fortunato Minghini” tem cerca de 3.150 pessoas cadastradas, que são doadores regulares. O Lions Clube de Tatuí é parceiro da sua manutenção. O clube de serviço irá realizar, inclusive, neste sábado (03/09), um baile para poder obter recursos para a compra de novos equipamentos para o Banco de Sangue. 

O prédio conta agora com mais 48,7 m2, o que vai permitir aumentar os dias de coleta de sangue, hoje realizadas às terças e quintas-feiras. O Banco de Sangue “Fortunato Minghini” atende a Santa Casa, Hospital Unimed, UPA e Pronto Socorro, sendo essencial para salvar vidas.  Ele está localizado em prédio próprio nas dependências da Santa Casa de Tatuí, que é uma referência para o atendimento médico e cirúrgico para toda a Região, incluindo outros municípios, como Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange e Quadra.  

“O Banco de Sangue é muito importante para toda a estrutura de saúde pública de Tatuí, fico muito feliz pela situação atual e parcerias para mantê-lo funcionando, e agora de podermos contribuir para a sua ampliação”, destacou o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior. 

Um pouco de história – O Banco de Sangue “Fortunato Minghini” foi fundado pelo Lions Clube de Tatuí, em 1956. Primeiro funcionou em salas internas da Santa Casa. Depois ganhou prédio próprio, através de uma campanha comunitária liderada pelo Clube Lions de Tatuí. Foi equipado com recursos de LCIF, a Fundação de Lions Clubes Internacional.  Em 2018, após um período de cerca de 5 anos de inatividade para coletas (funcionando apenas como agência transfusional), o Banco de Sangue reabriu suas portas para a Comunidade, quando foi formalizado um termo de convênio com o Hemonúcleo do Hospital da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), permitindo assim uma parceria técnica.  

Desde 2018, as coletas de sangue são agendadas e acontecem às terças e quintas-feiras, sempre a partir das 7h. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo