Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. PREFEITURA PROMOVE A ABERTURA DO PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA “MULHER CUIDADORA”

PREFEITURA PROMOVE A ABERTURA DO PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA “MULHER CUIDADORA”

Publicado em:

Objetivo é capacitar mulheres, a partir de 18 anos de idade, referenciadas nos quatro CRAS, em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social, para facilitar a superação de processos crônicos de exclusão social.

Na quinta-feira (04/08), na Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a abertura do Projeto de Inclusão Produtiva “Mulher Cuidadora”. O objetivo é capacitar mulheres, a partir de 18 anos de idade, referenciadas nos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Leste, Central, Sul e Norte), em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social, visando facilitar a superação de processos crônicos de exclusão social. 

Este plano de ação teve início no mês de abril de 2022, com o consultor João Nunes, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), sob a responsabilidade dos técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Débora Cristina Franco Nunes Rosa e Janderson Mendes Miranda Martins. O Projeto também conta com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB, da “Cuidados com a Vida – Home Care”, do Lions Clube de Tatuí, do Sebrae Aqui Tatuí e da Empresa Rosa.  

O Projeto faz parte do Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva, que tem o intuito de sensibilizar, capacitar e apoiar os técnicos e gestores das administrações públicas municipal, e estadual e outros atores locais, quanto à construção de ações e planos de inclusão produtiva.  

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Débora Franco, a capacitação será de Cuidadores de Pessoas, dividida em três eixos. O eixo 1, “Desenvolvimento Humano”, que teve início nessa quinta-feira, será realizado pelas equipes da FAESB e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: solidariedade, capacidade de expressão/comunicação, autoconfiança, autovalorização e determinação.  

Os outros dois eixos, que serão desenvolvidos até o dia 21 de setembro, ocorrerão na sede do Lions Clube de Tatuí. Com o tema “Capacitação Profissional”, o eixo 2 será conduzido por profissionais da “Cuidados com a Vida – Home Care”, que ministrarão o curso básico de cuidadores de pessoas. Este módulo abrangerá os seguintes assuntos: aspectos legais, profissionais, emocionais e físicos; paciente internado; unidade do paciente; moradia do paciente e área externa. O terceiro eixo, “Geração de Renda e Trabalho”, ficará sob a responsabilidade do Sebrae Aqui Tatuí com foco no desenvolvimento de habilidades de gestão e empreendedorismo, tais como planejamento, execução, avaliação e negociação. 

Ao término do Projeto, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, fará um cadastramento para acompanhar, periodicamente, as mulheres participantes, com o objetivo de gerar renda por meio da empregabilidade e/ou do empreendedorismo, possibilitando uma articulação com o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, com empresas privadas, com organizações não governamentais, com o Sebrae Aqui, entre outros. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo