No início da noite da última terça-feira (28/06), a Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM), foi acionada por seguranças de um condomínio do município, para atender uma criança que estava com dificuldades respiratórias e se afogando.
Durante o deslocamento dos agentes de segurança até o local, um atendimento via telefone foi realizado pela GCM com os familiares da criança, diante da necessidade imediata de uma ação para conter a situação, que colocou a vida da vítima em risco.
Os pais foram orientados a realizar a Manobra de Heimlich. Seguindo todos os passos que foram passados pela ligação telefônica, eles conseguiram com que a criança fosse desengasgada e, com a chegada da GCM, ela foi conduzida para uma avaliação médica.
Demais ocorrências – Além desta ocorrência, de 27 de junho a 3 de julho, foram abordadas 86 pessoas e 5 veículos, e registrados 8 atendimentos, sendo: averiguação (1); porte de entorpecentes (2); apoio a outras instituições (1); capturado de procurado (3); e importunação ofensiva ao pudor (1).
Em relação às ocorrências crime, foram 5 pessoas maiores de idade presas (4 homens e 1 mulher), e 5 flagrantes, resultando em 4 ocorrências por tráfico de drogas (102 porções de cocaína, 62 porções de crack e 4 porções de maconha) e 1 ocorrência por porte ilegal de arma de fogo.