Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. “JUNHO LILÁS”: MÊS É MARCADO POR AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO…

“JUNHO LILÁS”: MÊS É MARCADO POR AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO EM RECÉM-NASCIDOS

Publicado em:

“Semana Municipal do Teste do Pezinho” faz parte da Campanha “Junho Lilás”, de conscientização da importância da Triagem Neonatal, conhecida como “Teste do Pezinho”, em recém-nascidos.

 Até este domingo (12/06), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, promove a “Semana Municipal do Teste do Pezinho”, que faz parte da Campanha “Junho Lilás”, de conscientização da importância da Triagem Neonatal, conhecida como “Teste do Pezinho”, em recém-nascidos. 

            Como parte das ações, representantes da Pasta estiveram, nesta segunda-feira (06/06), no Palácio Anchieta – Câmara dos Vereadores de São Paulo, no evento que celebrou do Dia Nacional do Teste do Pezinho. Na ocasião, foi defendida a ampliação da realização do Teste do Pezinho Ampliado em toda a Rede Pública de Saúde, a fim de diagnosticar precocemente doenças genéticas, congênitas, infecciosas e erros inatos do metabolismo e da imunidade da criança, evitando danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e mortes, e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pequenos e suas famílias. 

“Na capital paulista, todos os bebês nascidos na Rede Pública já têm acesso ao Teste do Pezinho Ampliado. Estamos na luta para que, em breve, Tatuí também possa oferecer a todos os nossos bebês a ampliação desse serviço”, comentou a coordenadora do Teste do Pezinho de Tatuí, Maria do Carmo de Campos. 

A Maternidade “Maria Odete Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, como forma de chamar a atenção das futuras mamães e das puérperas sobre a importância do teste, está toda decorada com balões lilás, doados por Tita Leite e pelas “Companheiras em Ação”.  

No local, somente em maio, foram realizados 162 testes do Pezinho, em bebês com até 49 horas de vida. “Com isso garantimos 100% dos nascidos vivos, evitando uma coleta precoce e um diagnóstico tardio. Antigamente, após as altas, as mães não retornavam nas Unidades Básicas de Saúde para realizar o teste em seus filhos”, explica Maria do Carmo. 

A coleta precoce se dá graças ao Projeto “Maternidade em Foco”, da Santa Casa tatuiana, que foi implantado em 2013; ele possibilita a coleta nos dois primeiros dias de vida das crianças, garantindo a triagem neonatal nos recém-nascidos. O Teste de Pezinho, deve ser realizado no referido período, pois apesar da criança aparentar estar bem, os sintomas das doenças não se manifestam nos primeiros dias e um diagnóstico tardio – somente quando houver sintomas, pode levá-las à morte. Para evitar tal cenário, além do Teste do Pezinho, a Maternidade de Tatuí também oferece outros dois testes – que juntos identificam até 50 doenças nos pequenos – os testes Mais e Super, por meio do Instituto Jô Clemente, que é pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo