Neste sábado (11/06), das 7h às 13h, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando, no CIR – Centro Integrado de Reabilitação, o cadastro dos pacientes ostomizados que residem no município.
O cadastro é de extrema importância, não só para os ostomizados, mas, também, para a gestão municipal, para que novas políticas públicas sejam implantadas, em busca de uma maior comodidade e agilidade no atendimento a estes pacientes.
Os interessados devem levar o cartão do SUS, um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Caso o paciente esteja impossibilitado de ir até o CIR, devido a uma cirurgia ou outros problemas, é possível que alguém da família e/ou algum responsável vá até o local e faça o cadastro desse paciente.
O CIR está situado na Praça Adelaide Guedes, sem número, Centro, atrás da UBS Central “Dr. Aniz Boneder” (CS1/Postão). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-1095.
Ostomia – É o processo cirúrgico do aparelho digestivo ou urinário, que consiste na criação de um canal, chamado Ostoma, que irá desviar o conteúdo de uma cavidade natural do corpo (como o tubo digestivo ou urinário) para o meio externo por meio de uma bolsa coletora, onde ocorrerá a eliminação de fezes ou urina. O tempo de permanência da Ostomia é variável, podendo ser permanente ou temporária.
O procedimento é indicado em casos de congestionamento, compressão ou obstrução que prejudique a excreção de fezes ou urina, causando risco de rompimento do órgão armazenador (intestino ou bexiga) e/ou infecção abdominal grave.
Muitas doenças podem desencadear a necessidade de uma Ostomia tais como: câncer de intestino, reto ou bexiga; perfurações acidentais no abdômen; compressão tumoral; doença intestinal inflamatória (IBD); obstrução intestinal; infecção; entre outras disfunções.