Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PACIENTES OSTOMIZADOS DE TATUÍ DEVEM REALIZAR, NESTE SÁBADO, CADASTRAMENTO NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE…

PACIENTES OSTOMIZADOS DE TATUÍ DEVEM REALIZAR, NESTE SÁBADO, CADASTRAMENTO NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

Publicado em:

Cadastro é de extrema importância, não só para os ostomizados, mas, também, para a gestão municipal, para que novas políticas públicas sejam implantadas.

Neste sábado (11/06), das 7h às 13h, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando, no CIR – Centro Integrado de Reabilitação, o cadastro dos pacientes ostomizados que residem no município. 

O cadastro é de extrema importância, não só para os ostomizados, mas, também, para a gestão municipal, para que novas políticas públicas sejam implantadas, em busca de uma maior comodidade e agilidade no atendimento a estes pacientes. 

Os interessados devem levar o cartão do SUS, um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Caso o paciente esteja impossibilitado de ir até o CIR, devido a uma cirurgia ou outros problemas, é possível que alguém da família e/ou algum responsável vá até o local e faça o cadastro desse paciente. 

O CIR está situado na Praça Adelaide Guedes, sem número, Centro, atrás da UBS Central “Dr. Aniz Boneder” (CS1/Postão). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-1095. 

Ostomia – É o processo cirúrgico do aparelho digestivo ou urinário, que consiste na criação de um canal, chamado Ostoma, que irá desviar o conteúdo de uma cavidade natural do corpo (como o tubo digestivo ou urinário) para o meio externo por meio de uma bolsa coletora, onde ocorrerá a eliminação de fezes ou urina. O tempo de permanência da Ostomia é variável, podendo ser permanente ou temporária.

O procedimento é indicado em casos de congestionamento, compressão ou obstrução que prejudique a excreção de fezes ou urina, causando risco de rompimento do órgão armazenador (intestino ou bexiga) e/ou infecção abdominal grave. 

Muitas doenças podem desencadear a necessidade de uma Ostomia tais como: câncer de intestino, reto ou bexiga; perfurações acidentais no abdômen; compressão tumoral; doença intestinal inflamatória (IBD); obstrução intestinal; infecção; entre outras disfunções. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo