Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. “JUNHO LARANJA”: PREFEITURA DE TATUÍ REALIZA CAMPANHA DE  PREVENÇÃO CONTRA QUEIMADURAS

“JUNHO LARANJA”: PREFEITURA DE TATUÍ REALIZA CAMPANHA DE  PREVENÇÃO CONTRA QUEIMADURAS

Publicado em:

Em Tatuí, por lei, existe o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras.

Em 6 de junho é instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras e a Sociedade Brasileira de Queimaduras promove, anualmente, a Campanha “Junho Laranja” que, em 2022, tem como tema “Comunidade Segura, livre de queimaduras”. Em Tatuí, a data e a Campanha também são lembradas, por meio da Lei Municipal nº 5.326/2019, que inclui no calendário oficial de eventos o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras. O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com queimaduras, os traumas que eles podem causar e como prevenir as queimaduras, divulgando os métodos de primeiros socorros. 

As queimaduras são ocasionadas por líquidos superaquecidos, combustível, chama direta, superfície superaquecida, eletricidade, agentes químicos e radioativos, radiação solar, frio e fogos de artifícios. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí orienta que, em caso de ocorrência da lesão, é necessário colocar a parte queimada sob água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, 10 minutos; além de compressas úmidas e frias. Se houver poeira ou insetos no local, a queimadura precisa ficar coberta por um pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes. 

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ainda alertam que as queimaduras nunca devem ser tocadas com as mãos; se houver bolhas, elas não devem ser furadas; tecidos grudados na pele ferida ou corpos estranhos no local não devem ser descolados ou tirados; substâncias, tais como manteiga, pó de café e creme dental, também nunca devem ser colocadas sobre o ferimento. Ao contrário, a vítima deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, pelo número 192. Além disso, em Tatuí existe o Ambulatório de Curativos, situado na Rua Coronel Lúcio Seabra, nº 21, Vila Esperança, que realiza esse tipo de atendimento sem necessidade de encaminhamento de outro médico, bastando, apenas, o cidadão portar seu cartão do SUS; o local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 

A Pasta ainda ressalta que há diversas maneiras de se prevenir a ocorrência de queimaduras, como: evitar fumar dentro de casa, principalmente deitado; em queimaduras elétricas, retirar o fio da tomada ou desligar a energia geral; não manipular álcool próximo a objetos inflamáveis; não utilizar álcool líquido diretamente sobre o fogo; investigar com frequência vazamentos de gás; manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão; testar a água do banho com o dorso da mão antes de molhar a criança; manter objetos aquecidos e produtos de limpeza longe do alcance de crianças; usar protetor em todas as tomadas elétricas da casa; manter cabos e alças de panela de cozinha em bom estado; ao acender um fósforo, manter o palito longe do rosto, pois se “escapar” alguma chama, ela não atingirá o cabelo ou a sobrancelha; ao acender uma vela, observar se ela está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos; não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo, além disso, esses produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças; em festas juninas, dar preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis ou ventanias. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo