Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “ILUSTRES TATUIANOS”, QUE ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA, HOMENAGEIA O SERESTEIRO JOÃO…

EXPOSIÇÃO “ILUSTRES TATUIANOS”, QUE ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA, HOMENAGEIA O SERESTEIRO JOÃO DA TIMBA

Publicado em:

João Aparecido Machado, o João da Timba, foi casado com a seresteira e coordenadora do grupo “Seresteiros com Ternura”, Maria Inês de Camargo Machado.

A exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem ao seresteiro João Aparecido Machado – o João da Timba, está em cartaz até esta quinta-feira (26/05), no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí.  

A exposição sobre o músico do Grupo “Seresteiros com Ternura”, que faleceu em novembro de 2021, é gratuita e pode ser apreciada diariamente das 9h às 17h. Ela recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc – LAB e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969. 

João da Timba – João Aparecido Machado, nascido em 16/07/1945, foi casado com a seresteira e coordenadora do grupo “Seresteiros com Ternura”, Maria Inês de Camargo Machado, que lhe iniciou na música quando ele a conheceu, em uma noite de seresta no Clube da Terceira Idade de Tatuí. Desde então, ele passou a fazer parte do grupo “Seresta”, de Celina Fiuza, cantando juntamente com sua esposa, ao mesmo tempo em que integrava o coral de Cádmo Fausto, no Conservatório de Tatuí, e o grupo de canto “Unidos em Cristo”, na então Paróquia Nossa Senhora da Conceição – hoje Basílica Menor.

O apelido “Timba” surgiu graças a um jantar oferecido aos seresteiros e convidados, em comemoração ao seu aniversário de casamento com Maria Inês, em 2001, quando se encantou com a timba, que na ocasião era tocada por Edgar Vieira. João gostou tanto do instrumento, que começou a tocá-lo e foi se aperfeiçoando com Edgar e com Pedro Adilson. Um ano depois, ele estreou no grupo de sua esposa, o “Seresteiros com Ternura”, tocando a sua própria timba na primeira apresentação oficial do grupo, no jardim do Conservatório de Tatuí. 

Do tempo em que compôs o grupo de seresta – cerca de 20 anos – alguns momentos se destacam, como a participação no “Revelando São Paulo”, em 2006 e 2009; o recebimento dos diplomas por destaque na difusão da seresta, em 2008, e o de honra ao mérito, em 2003; a apresentação com o “Seresteiros com Ternura” na inauguração do monumento em homenagem aos seresteiros, na Praça do Museu em 2013; e o retorno das “Noites da Seresta com Ternura”, em 2017 e anos seguintes, no Museu “Paulo Setúbal”. 

“João da Timba” também participou de outros diversos eventos em Tatuí e região, em igrejas, escolas, clubes de serviços e eventos, até que, por motivos de saúde, encerrou sua carreira, sendo então substituído por seu grande amigo, Carlos Orlando Medes, que até hoje atua na formação musical do Grupo. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

NOVA APRESENTAÇÃO DE MATHEUS FRANZ QUINTETO COM O CONCERTO “NOVAS NOTAS” É REALIZADA NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O último concerto será neste domingo, dia 23 de junho, às 16h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo