MÊS DA LUTA ANTIMANICOMIAL TERÁ DIVERSAS ATIVIDADES EM TATUÍ, NA ÚLTIMA QUINZENA DE MAIO

Trabalho realizado, inclusive pelo no CAPs II, será exposto nas atividades programadas.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, pertencente a Secretaria de Saúde, promoverá durante o mês de maio – em virtude do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05) – diversas ações com o tema “Cuidar em Liberdade”; todas com acesso gratuito do público em geral. 

A abertura oficial das atividades será na próxima segunda-feira (16/05), às 10h, no Centro Cultural de Tatuí, com um recital de poesias e apresentação musical do coral do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Neste mesmo dia (16/05) e local terá início a exposição “Luta Antimanicomial”, que mostrará uma linha do tempo a respeito desta luta, fotos do cotidiano do CAPS-AD (Álcool e Drogas) e do CAPS-II, além de artes e trabalhos realizados nos grupos terapêuticos. A exposição estará aberta ao público até o dia 31/05 (terça-feira), sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h. 

Na outra semana, dia 25/05 (quarta-feira), às 9h, com início na Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras) e término na Praça da Matriz, acontecerá a “Caminhada da Conscientização”, que será abrilhantada novamente pelo coral do CAPS e por apresentações de dança. 

Dois dias depois, na sexta-feira (27/05), às 14h, dessa vez no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, será exibido o filme “Nise – O Coração da Loucura”. Por fim, encerrando as atividades, a Praça do Carroção será sede do “2º Sarau Antimanicomial”, no dia 31/05 (terça-feira), às 13h. 

Vale destacar que em Tatuí, de acordo com a Lei Municipal nº 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, o Dia da Luta Antimanicomial consta no calendário de eventos do município. O objetivo é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Veja também:

Skip to content