Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS DE PODA E CORTE EM MAIS DE 600 ÁRVORES NOS ÚLTIMOS QUATRO MESES

PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS DE PODA E CORTE EM MAIS DE 600 ÁRVORES NOS ÚLTIMOS QUATRO MESES

Publicado em:

Intervenções originaram o corte de 213 árvores e a poda de 389 árvores.

Entre os meses de dezembro de 2021 e abril deste ano, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Equipe Operacional de Poda e Corte de Árvores Urbanas, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou cerca de 602 intervenções em vegetação arbórea localizadas em áreas públicas (calçadas, praças e áreas de uso comum), originando o corte de 213 árvores e a poda de 389 árvores, todas provenientes de requerimentos protocolados por munícipes, ofícios de repartições públicas e outros. 

Todas as árvores cortadas passaram por avaliação técnica prévia, onde foi constatada a real necessidade de substituição, e os cortes foram realizados somente após o cumprimento de compensação ambiental conforme legislação vigente; lembrando que toda árvore cortada deve, obrigatoriamente, ser substituída por outra árvore. 

Em decorrência da chuva e dos ventos fortes que atingiram Tatuí na noite de 12 de março (sábado), 127 árvores foram afetadas com queda total e 110 exemplares sofreram queda parcial de galhos, sendo que os serviços de corte e coleta dos resíduos foram finalizados na primeira quinzena deste mês de abril.  

Na maioria dos casos das quedas das árvores, foi constatada pelo corpo técnico do Departamento de Meio Ambiente, intervenções causadas pela própria população, como: injúrias nos troncos dos exemplares; podas realizadas sem autorização, de forma incorreta, deixando as árvores vulneráveis à entrada de patógenos (cupins e brocas); canteiros com dimensões inadequadas, afetando o crescimento das raízes dos exemplares arbóreos; base das árvores cimentadas, causando o anelamento das mesmas; corte de raízes; e envenenamentos.  

Nos últimos meses, a Equipe Operacional observou uma crescente demanda de pedidos pelos serviços de poda e corte de árvores urbanas, resultando no aumento do tempo de espera para a execução. Atualmente, como alternativa para os munícipes que desejam a execução do serviço com brevidade, é possível se obter uma autorização para contratação de empresa particular, cadastrada junto ao Departamento de Meio Ambiente (com profissional habilitado e equipamentos devidamente licenciados) para realização da poda, ficando o munícipe responsável pelos custos da execução do serviço e pela destinação correta dos resíduos.  

Para pedidos de poda, corte ou substituição de árvores em áreas pública ou particular, o cidadão deverá protocolar o requerimento no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, anexando cópia do IPTU do imóvel e RG ou CPF, além de preencher a ficha de requerimento padrão disponível no Setor de Protocolo ou no site da Prefeitura (https://bit.ly/38OMzQu). Após finalizado, o pedido será encaminhado aos técnicos do Departamento de Meio Ambiente para as devidas providências. 

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Meio Ambiente, situado na Rua Chiquinha Rodrigues, nº 909, Vila Dr. Laurindo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; pelo telefone (15) 3205-1082; ou pelo e-mail areasverdes@tatui.sp.gov.br.  

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo