Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. PRAÇA DA MATRIZ RECEBERÁ O SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “SEXTANDO”,  DE PAULO FLORES E…

PRAÇA DA MATRIZ RECEBERÁ O SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “SEXTANDO”,  DE PAULO FLORES E DA CAMBANDA JAZZ COMBO

Publicado em:

Cambanda Jazz Combo será a atração do Projeto “Música na Praça”.

Neste sábado (09/04), a Praça da Matriz será o palco de lançamento do primeiro show do CD “Sextando”, de Paulo Flores e da “Cambanda Jazz Combo”. Os ensaios abertos acontecerão às 11h, no Projeto “Música na Praça”, e às 15h, já o show de lançamento será às 20h30. A população poderá prestigiar um repertório repleto de músicas oriundas da vertente surrealista de Flores, como “Tangatu de Maratan”, “Paolla”, “Supernova”, “De uma pra outra” e “Cuba e Sexta”.  

Com apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o show levará ao coreto da Praça um piano de cauda, que será usado para executar as músicas autorais de Paulo Flores e uma bela releitura de “Choros 2”, de Villa Lobos. 

O título do show “Sextando” foi extraído da faixa de nome “Sexta” do CD – que levou cerca de 20 anos para ser concluído – em que o verbo “sextar” é um paradigma para o tradicional happy hour de uma sexta-feira, porém, na floresta com seus personagens folclóricos, o nome ficou “sextando”. Esse cruzamento entre o conceito poético e a música ocorre, também, em outras composições, como em “Cuba”, onde o poeta cubano José Maria Heredia y Heredia é o veículo inspirador com trechos de “Vuelta ao Sur”; ou em “Paolla” e “De uma pra outra”, que são músicas que foram compostas para suas filhas, criando um transitar poético em um canto instrumental.  

No decorrer da produção do CD, muitas situações inesperadas aconteceram, como a morte do baterista e percussionista Rodrigo Donato, que integrou o grupo por um longo período. Isso fez com que Flores reformulasse o Projeto e resgatasse antigas gravações realizadas entre os anos de 2000 a 2005, para utilizá-las como base estrutural em uma simbiose peregrina de 20 anos, trazendo ao público a arte desses músicos que trabalharam na “Cambanda Jazz Combo”, como forma de homenagear o músico tão querido que faleceu. 

Nas apresentações deste sábado, Paulo Flores estará acompanhado de Paulo Braga no piano, Vanille Goovaerts no violino e na rabeca, Fábio Leal na guitarra, Tiago Mecatti na bateria e Valeria Mu na percussão. O Projeto recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

Paulo Flores – O músico, educador, pesquisador, poeta e ilustrador Paulo Flores veio para Tatuí em 1981, por meio do maestro João Carlos Martins para lecionar no Conservatório do município. Nesses 40 anos residindo na cidade, Flores foi co-criador e idealizador do curso de MPB e Jazz do Conservatório, do Festival Brasil Instrumental, do Circuito Cultural, da Orquestra de Câmara de Tatuí, da Mostra Brasil Instrumental, da Cambanda Jazz Combo, da Banda “Curare”, do Projeto “Benê: o Flautista”, da Oficina e Exposição Temática “Benê”, do Projeto “Pixinga: o Arranjador”, da Banda “Brasil Instrumental”, de Oficinas de resgate de bandas, de janelas contemporâneas, do “Músicos sem Fronteiras”, e de outros projetos e trabalhos premiados mundo afora.

Em 2009, Paulo criou a ONG “Brasil Cultural”, que hoje é um ponto de cultura da cidade. Ele também recebeu o título de “Cidadão Tatuiano”. Paulo Flores é ainda artista plástico e fez as ilustrações do Projeto “Benê: o Flautista”, que foram transformadas em exposição temática de mesmo nome, que estará em cartaz no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de 28 de abril a 28 de junho; do livro de poemas eróticos “A Libido de Érato”, de Joãozinho Gomes; além de dezenas de folders e cartazes. Como poeta, Paulo divulga seus trabalhos em coletâneas pela Chiado Books e programa o seu primeiro livro de poemas “Noitários – Poemas Noturnos”. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

ZIZI POSSI E ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ ABREM O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA “MAESTRO ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS”, DA 10ª FEIRA DO DOCE

O concerto de abertura do Festival, com participação especial de Zizi Possi, será no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h30.

“MISSÃO EMPRESARIAL” DAS UNIDADES DO SEBRAE AQUI EM TATUÍ PARA A “FISPAL FOOD SERVICE” CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 35 EMPREENDEDORES

Um ônibus saiu de Tatuí com empresários do setor alimentício (entre MEI, ME e EPP), que visitaram a Feira no Expo Center Norte, em São Paulo.

DENÚNCIA LEVA GCM A APREENDER LINHAS CHILENAS E MATERIAIS CORTANTES EM COMÉRCIO ILEGAL NO VIDA NOVA PACAEMBU

Foram encontrados três carreteis grandes de linhas chilenas, 47 carreteis pequenos do mesmo material e nove embalagens, tipo sacolés, com pó de vidro para serem transformados em linhas cortantes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo