Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. PRAÇA DA MATRIZ RECEBERÁ O SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “SEXTANDO”,  DE PAULO FLORES E…

PRAÇA DA MATRIZ RECEBERÁ O SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “SEXTANDO”,  DE PAULO FLORES E DA CAMBANDA JAZZ COMBO

Publicado em:

Cambanda Jazz Combo será a atração do Projeto “Música na Praça”.

Neste sábado (09/04), a Praça da Matriz será o palco de lançamento do primeiro show do CD “Sextando”, de Paulo Flores e da “Cambanda Jazz Combo”. Os ensaios abertos acontecerão às 11h, no Projeto “Música na Praça”, e às 15h, já o show de lançamento será às 20h30. A população poderá prestigiar um repertório repleto de músicas oriundas da vertente surrealista de Flores, como “Tangatu de Maratan”, “Paolla”, “Supernova”, “De uma pra outra” e “Cuba e Sexta”.  

Com apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o show levará ao coreto da Praça um piano de cauda, que será usado para executar as músicas autorais de Paulo Flores e uma bela releitura de “Choros 2”, de Villa Lobos. 

O título do show “Sextando” foi extraído da faixa de nome “Sexta” do CD – que levou cerca de 20 anos para ser concluído – em que o verbo “sextar” é um paradigma para o tradicional happy hour de uma sexta-feira, porém, na floresta com seus personagens folclóricos, o nome ficou “sextando”. Esse cruzamento entre o conceito poético e a música ocorre, também, em outras composições, como em “Cuba”, onde o poeta cubano José Maria Heredia y Heredia é o veículo inspirador com trechos de “Vuelta ao Sur”; ou em “Paolla” e “De uma pra outra”, que são músicas que foram compostas para suas filhas, criando um transitar poético em um canto instrumental.  

No decorrer da produção do CD, muitas situações inesperadas aconteceram, como a morte do baterista e percussionista Rodrigo Donato, que integrou o grupo por um longo período. Isso fez com que Flores reformulasse o Projeto e resgatasse antigas gravações realizadas entre os anos de 2000 a 2005, para utilizá-las como base estrutural em uma simbiose peregrina de 20 anos, trazendo ao público a arte desses músicos que trabalharam na “Cambanda Jazz Combo”, como forma de homenagear o músico tão querido que faleceu. 

Nas apresentações deste sábado, Paulo Flores estará acompanhado de Paulo Braga no piano, Vanille Goovaerts no violino e na rabeca, Fábio Leal na guitarra, Tiago Mecatti na bateria e Valeria Mu na percussão. O Projeto recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

Paulo Flores – O músico, educador, pesquisador, poeta e ilustrador Paulo Flores veio para Tatuí em 1981, por meio do maestro João Carlos Martins para lecionar no Conservatório do município. Nesses 40 anos residindo na cidade, Flores foi co-criador e idealizador do curso de MPB e Jazz do Conservatório, do Festival Brasil Instrumental, do Circuito Cultural, da Orquestra de Câmara de Tatuí, da Mostra Brasil Instrumental, da Cambanda Jazz Combo, da Banda “Curare”, do Projeto “Benê: o Flautista”, da Oficina e Exposição Temática “Benê”, do Projeto “Pixinga: o Arranjador”, da Banda “Brasil Instrumental”, de Oficinas de resgate de bandas, de janelas contemporâneas, do “Músicos sem Fronteiras”, e de outros projetos e trabalhos premiados mundo afora.

Em 2009, Paulo criou a ONG “Brasil Cultural”, que hoje é um ponto de cultura da cidade. Ele também recebeu o título de “Cidadão Tatuiano”. Paulo Flores é ainda artista plástico e fez as ilustrações do Projeto “Benê: o Flautista”, que foram transformadas em exposição temática de mesmo nome, que estará em cartaz no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de 28 de abril a 28 de junho; do livro de poemas eróticos “A Libido de Érato”, de Joãozinho Gomes; além de dezenas de folders e cartazes. Como poeta, Paulo divulga seus trabalhos em coletâneas pela Chiado Books e programa o seu primeiro livro de poemas “Noitários – Poemas Noturnos”. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo