Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ RETOMAM, PRESENCIALMENTE, O PROGRAMA “HIPERDIA” 

UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ RETOMAM, PRESENCIALMENTE, O PROGRAMA “HIPERDIA” 

Publicado em:

Objetivo do programa é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de, fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a eles.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou, presencialmente, em seis Unidades Básicas de Saúde, as atividades do Programa “Hiperdia”, destinado para pessoas portadoras de hipertensão e diabetes. 

“Infelizmente, por conta da pandemia da Covid-19, e seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes crônicos teve seu acompanhamento interrompido”, explica a diretora de Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, Marília Bernardo. Segundo ela, o isolamento social ocasionou um acréscimo importante do sedentarismo, da alimentação inadequada, da obesidade, o que gerou um aumento dos níveis da pressão arterial e da glicemia, sem falar nas consequências no âmbito da saúde mental. 

Agora, com o número de casos positivos da Covid-19 já controlados, os acompanhamentos dos pacientes que participam do “Hiperdia” estão sendo realizados na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Santa Rita de Cássia; na ESF “Dr. Alceu Machado Filho”, da Vila São Cristóvão; na ESF do Jardim Tóquio, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, do CDHU; na UBS do Valinho e na ESF “Dr. Medardo Costa Neves”, do Jardim Rosa Garcia. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, no dia 4 de abril, será reativado o Programa na UBS “Enfermeiro Antônio Rodrigues”, da Vila Esperança, com atividades todas as segundas-feiras, às 9h30, na quadra do COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, situado em frente à UBS. 

O paciente hipertenso ou diabético interessado em participar do Programa “Hiperdia” deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. 

Sobre o “Hiperdia” – O objetivo do Programa “Hiperdia” é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município a fim de, por meio do cuidado especial, fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a eles.

Os pacientes são cadastrados no Programa (em sua Unidade de Saúde de origem) e passam a ser acompanhados com atendimento médico individual e de enfermeiro, recebendo orientações sobre o uso correto das medicações; participam de grupos educativos multiprofissionais, com aferição da pressão arterial e da glicemia capilar; recebem atendimento com nutricionista, com o intuito de manterem uma alimentação saudável; e praticam atividades regularmente com uma educadora física. Tudo isso, de acordo com a necessidade individual de cada um. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo