Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  4. »
  5. TATUÍ SEDIA REUNIÃO PARA A DISCUSSÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO

TATUÍ SEDIA REUNIÃO PARA A DISCUSSÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO

Publicado em:

Reunião sobre a discussão do PDUI reuniu autoridades de convidados na Câmara Municipal de Tatuí.

Na terça-feira (22/03), na Câmara Municipal de Tatuí, aconteceu a audiência pública para a discussão da elaboração da proposta do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, promovida pela Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e Secretaria Estadual Administração Regional. O PDUI será encaminhado à deliberação da Assembleia Legislativa estadual ainda neste primeiro semestre. O evento contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; dos prefeitos de Tietê, Capela do Alto, Alambari e Sarapuí; vereadores e secretários municipais; e, representantes da sociedade civil. 

“O PDUI é um instrumento de planejamento regional que permite a participação e a integração entre as prefeituras, câmaras, empresariado e população de toda a região”, afirmou Jesse James Latance, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. “É a partir dessa participação de todos os setores da sociedade que o desenvolvimento local pode ser não apenas planejado, mas atingir os resultados desejados com a fiscalização e a cobrança da população”, disse Anselmo Neto, da AGEM (Agência Metropolitana Sorocaba). 

“Com um plano de desenvolvimento integrado da Região, podemos trabalhar pautas importante em conjunto, em áreas como infraestrutura, saúde, transporte público e turismo”, destacou o prefeito Miguel. 

Audiências também aconteceram na segunda-feira, 21 de março, em Itu; e, na quarta-feira, 23, em Sorocaba.  

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 27 municípios. Destes, a sub-região de Tatuí abrange os municípios Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga. 

A sub-região de Itu reúne os municípios de Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque. 

Os municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim compõem a sub-região de Sorocaba. 

A plataforma digital do PDUI de Sorocaba contém o Caderno de Insumos para Estimular o Debate e está aberta para o recebimento de propostas ao plano pela comunidade regional. O caderno apresenta uma versão de ordenamento territorial e uma representação cartográfica do mapa da proposta preliminar do macrozoneamento regional, com indicação de estratégias de ação metropolitana e de áreas de interesse metropolitano. 

Inclui também as propostas preliminares para as Funções Públicas de Interesse Comum, que compõem o conjunto de estruturas e serviços compartilhados públicos pelos municípios que serão aperfeiçoadas com as contribuições enviadas pela plataforma digital e durantes as audiências públicas. 

O que é o PDUI – O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Agrupamentos Urbanos (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

ZIZI POSSI E ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ ABREM O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA “MAESTRO ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS”, DA 10ª FEIRA DO DOCE

O concerto de abertura do Festival, com participação especial de Zizi Possi, será no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h30.

“MISSÃO EMPRESARIAL” DAS UNIDADES DO SEBRAE AQUI EM TATUÍ PARA A “FISPAL FOOD SERVICE” CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 35 EMPREENDEDORES

Um ônibus saiu de Tatuí com empresários do setor alimentício (entre MEI, ME e EPP), que visitaram a Feira no Expo Center Norte, em São Paulo.

DENÚNCIA LEVA GCM A APREENDER LINHAS CHILENAS E MATERIAIS CORTANTES EM COMÉRCIO ILEGAL NO VIDA NOVA PACAEMBU

Foram encontrados três carreteis grandes de linhas chilenas, 47 carreteis pequenos do mesmo material e nove embalagens, tipo sacolés, com pó de vidro para serem transformados em linhas cortantes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo