Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO É ELEVADO A BASÍLICA MENOR PELO VATICANO

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO É ELEVADO A BASÍLICA MENOR PELO VATICANO

Publicado em:

Registro da Missa Solene que deu início às comemorações dos 200 anos de organização da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, dia 02/01, com as presenças do prefeito Miguel e do secretário Cassiano Sinisgalli.

O Santuário Nossa Senhora da Conceição, tradicionalmente conhecido como Igreja Matriz de Tatuí, se tornará uma Basílica Menor da Igreja Católica. A autorização do Vaticano para tal feito foi recebida, nesta segunda-feira (10/01), pelo bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, e anunciada ao povo católico pelo reitor Padre Élcio Roberto de Góes, em transmissão pelas redes sociais da Igreja, e pelos badalos dos sinos da bicentenária Igreja que ressoaram durante toda a tarde. 

A elevação é um reconhecimento a nível internacional da Igreja, pois somente o Papa tem autoridade para conceder o título de “Basílica” a um templo, sendo que só existem quatro igrejas em todo o mundo que recebem título de “Basílica Maior”, todas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; as demais, com os títulos de “Basílica Menor”, estão distribuídas por todo o mundo, totalizando cerca de 1.500. 

A Santa Missa de Instalação da Basílica Nossa Senhora da Conceição está marcada para acontecer no Feriado de Tiradentes, em 21 de abril (quinta-feira), em horário que ainda será anunciado. A celebração deve reunir bispos, padres e religiosos da região, além do povo católico de Tatuí, para um momento único e inédito para a cidade. 

Patrimônio histórico, cultural e religioso de Tatuí, a Igreja Matriz, que neste ano completa 200 anos de existência, tem em seu interior uma arquitetura exuberante e rica em detalhes, sendo tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (CDPHA). 

Turisticamente, Tatuí é destaque como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e como “Terra dos Doces Caseiros”, sendo reconhecida como “Município de Interesse Turístico – MIT”. Além disso, desde 2017, Tatuí também vem se destacando no turismo religioso, com a criação da Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé de Tatuí”, lançada em outubro do último ano; o tradicional Tapete de Corpus Christi, realizado anualmente antes da pandemia da Covid-19; e a “Festa da Padroeira”, que acontece anualmente em dezembro, na agora Basílica Nossa Senhora da Conceição. 

O processo de elevação – De acordo com o Santuário, o projeto de elevação da Igreja Matriz para Basílica Menor teve início nos primeiros meses de 2020, após ser aprovado pelo bispo e por padres que compõe a “Região Pastoral Tatuí”; pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em carta enviada por seu presidente, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; e pelo Vaticano, por meio da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que aprovou então a abertura do processo, enviando um questionário.

O minucioso documento foi recebido pelo Santuário em agosto de 2020, com questões referentes a estrutura, parte artística e a vida religiosa da Igreja. Um ano depois, o documento foi entregue ao Vaticano, juntamente com um álbum de fotos da Igreja, que ilustra todos os itens descritos no questionário, como objetos litúrgicos e imagens de santos; um arquivo com toda a história da Igreja, em seus quase 200 anos de existência; e, também, a história da imagem de São João do Bemfica, tão importante para Tatuí. 

Tudo foi entregue pessoalmente para a Santa Sé, por meio do signatário da Diocese de Itapetininga, Leonardo Costa de Camargo Barros, que também teve a honra de entregar uma cópia da documentação pessoalmente ao Papa Francisco, durante a Audiência Geral na Basílica de São Pedro. 

Prédio histórico – O Santuário, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação. O templo religioso também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos. 

Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí. 

Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo