Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. CORDÃO DOS BICHOS MIRIM SE APRESENTA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

CORDÃO DOS BICHOS MIRIM SE APRESENTA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

Projeto pedagógico foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o “Cordão dos Bichos”, e idealizado em agosto de 2010.

O “Cordão dos Bichos Mirim” fará duas apresentações gratuitas no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, na próxima terça-feira (14/12): às 10h e às 14h. O Projeto tem o objetivo de levar o grupo, formado por alunos de 3 a 5 anos de idade da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, situada no bairro Valinho e pertencente a Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, a lugares que fomentam a cultura.  

Tradição do folclore tatuiano, o “Cordão dos Bichos Mirim” foi criado para salvaguardar e fomentar esta cultura da cidade. Entre 2018 e 2020, o grupamento cultural passou por uma renovação, com a confecção de bichos novos, como: lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e hipopótamo; além de trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida, somando 22 integrantes.  

Para a confecção dos bichos foram utilizados materiais reutilizáveis, como caixas de papelão, que contribuem com a preservação do Meio Ambiente. “Este trabalho explora a criatividade e a imaginação das crianças, propicia momentos de interação com as famílias e a comunidade, favorece a pesquisa e o conhecimento do folclore tatuiano. Essa é a marca do compromisso da Educação Infantil de manter viva a cultura tatuiana entre as crianças, ensinando-as a importância de conhecer e participar da história local”, ressalta a supervisora da Educação Infantil, Angela Roarelli. 

O projeto pedagógico foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o “Cordão dos Bichos”, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, Ana Paula Andrade. Hoje, quem dá continuidade ao Projeto é a atual diretora da unidade, Rita de Cássia Braz da Silva, e sua equipe. 

Desde que o grupo foi criado, em 2011, os pequenos artistas já participaram de vários eventos, como o “Congresso de Educação” de Tatuí, o desfile de Carnaval e o grande encontro com o “Cordão dos Bichos de Tatuí”, onde foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra Moacir Peixoto, entre outros muitos eventos. 

O “Cordão dos Bichos Mirim” foi habilitado pelo Edital de Cultura 02/2020, recebendo recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo