Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. SHOW DE VARIAÇÃO DO CURURU, DO “1º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”, SERÁ…

SHOW DE VARIAÇÃO DO CURURU, DO “1º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”, SERÁ A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

Apresentação de “Caninha Verde – Uma variante do Cururu”, de Rubens Vieira de Paula será no Museu Histórico Paulo Setúbal.

Como parte das atividades do 1º Festival de Arte e Cultura, da Prefeitura de Tatuí, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” receberá, neste sábado (04/12), às 16h, a apresentação de “Caninha Verde – Uma variante do Cururu”, de Rubens Vieira de Paula. 

Essa manifestação cultural, que é uma variação do Cururu, surgiu da junção do “Cururu de improviso” com o ritmo das chamadas “Caninha Verde”. Bem como o Cururu tradicional, a modalidade teve início na região do “Médio Tietê” e se espalhou para diversas regiões do Brasil, sendo uma manifestação tradicional muito animada e divertida, que exige raciocínio e habilidade dos participantes. 

O Projeto visa despertar nas novas gerações o respeito, a curiosidade, a criatividade e o interesse pelo gênero musical, promovendo o contato e a revalorização desta modalidade do Cururu, manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do povo que aqui vive. Cabe ressaltar que, o Cururu, como linguagem cultural, faz parte da memória de grande parte da população de nosso município, em que muitos cresceram ouvindo e participando em festas tradicionais e religiosas. 

“Caninha Verde – Uma variante do Cururu” é coordenada por Rubinho Véio e terá a participação de Zacarias Camargo, Josué Pereira (viola), Buenão (Gabriel Bueno), Esmeraldino do Congonhal, Benedito Leite (Dito Leiteiro) e José Pinto de Moraes (Zé Pinto). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo