Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. OS 70 ANOS DA TELENOVELA NO BRASIL É TEMA DE OFICINA DO PROJETO “PONTOS MIS”

OS 70 ANOS DA TELENOVELA NO BRASIL É TEMA DE OFICINA DO PROJETO “PONTOS MIS”

Publicado em:

Oficina “No Rastro da Emoção: os 70 anos da Telenovela no Brasil” é destaque do Ponto MIS.

Na próxima semana, dias 22, 23 e 24 de novembro, das 19h às 22h, o Projeto “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), promoverá a Oficina “No Rastro da Emoção: os 70 anos da Telenovela no Brasil”, informa a Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. O interessado em participar deve realizar sua inscrição gratuita no link https://bit.ly/3nwhW7z

Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea? O curso se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – por meio de um “passeio” pelos 70 anos da telenovela brasileira, a serem completados em 21 de dezembro de 2021.  

Ministrada pelo professor Lucas Martins Neia, a Oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes o processo histórico da telenovela brasileira, destacando a importância dessas ficções no panorama audiovisual do país. Além disso, ela pretende: evidenciar as potencialidades das narrativas televisivas como locais de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória; estimular a compreensão da história do Brasil moderno por meio do entrecruzamento entre telenovela, cultura e sociedade; e comparar a telenovela brasileira a ficções de TV (e VoD) produzidas atualmente em âmbito global, situando-a em meio à dinamicidade e às reconfigurações do cenário audiovisual contemporâneo; 

A Oficina também fornecerá ao público ferramentas para análise das narrativas ficcionais de TV; reafirmará o interesse do MIS em projetos que se voltem à apreensão da complexidade de fenômenos populares-massivos, bem como a qualidade de suas ações culturais junto a seu público; e compartilhará com os participantes os resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, promovendo a popularização da produção científica da universidade pública brasileira. 

Sobre Lucas Martins Neia – Roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pesquisa voltada à história da telenovela no Brasil. Já publicou artigos em português, espanhol e inglês relacionados ao tema. Em outubro de 2021, apresentou os resultados de seu doutorado em evento do “Instituto Holandês de Imagem e Som”, dedicado às historiografias da televisão ao redor do mundo. 

Também é bacharel em Artes Cênicas pela UEL e membro da Screenwriting Research Network (SRN) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación (RIHC), além de oficineiro e palestrante do Programa “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Semifinalista da competição de pilotos de série do “Guiões 2021” e finalista do concurso de pilotos de série do FRAPA 2019. Entre 2016 e 2021, atuou como pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). Em 2020, juntamente com Raphael Scire, idealizou e apresentou o podcast “Isso Só Acontece em Novela”, disponibilizado no Spotify do MIS-SP. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMEÇAM AS AULAS DO PROJETO GURI EM TATUÍ

Ainda há vagas para o curso de Iniciação Musical, destinado as crianças de 6 e 7 anos de idade. Matrículas podem ser feitas até o dia 22 de março.

CARNAVAL DE TATUÍ TEM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 25 MIL FOLIÕES

O “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família” aconteceu de 10 a 13 de fevereiro.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE ESTREIA VÍDEO SOBRE O PROJETO “VISITA TEATRALIZADA: OS SEGREDOS DO MUSEU”

Produzido por Fernnanda Kézia e Espaço Cultural “Melody Music Arts”, o projeto foi contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura”, da Prefeitura de Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo