Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. OS 70 ANOS DA TELENOVELA NO BRASIL É TEMA DE OFICINA DO PROJETO “PONTOS MIS”

OS 70 ANOS DA TELENOVELA NO BRASIL É TEMA DE OFICINA DO PROJETO “PONTOS MIS”

Publicado em:

Oficina “No Rastro da Emoção: os 70 anos da Telenovela no Brasil” é destaque do Ponto MIS.

Na próxima semana, dias 22, 23 e 24 de novembro, das 19h às 22h, o Projeto “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), promoverá a Oficina “No Rastro da Emoção: os 70 anos da Telenovela no Brasil”, informa a Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. O interessado em participar deve realizar sua inscrição gratuita no link https://bit.ly/3nwhW7z

Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea? O curso se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – por meio de um “passeio” pelos 70 anos da telenovela brasileira, a serem completados em 21 de dezembro de 2021.  

Ministrada pelo professor Lucas Martins Neia, a Oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes o processo histórico da telenovela brasileira, destacando a importância dessas ficções no panorama audiovisual do país. Além disso, ela pretende: evidenciar as potencialidades das narrativas televisivas como locais de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória; estimular a compreensão da história do Brasil moderno por meio do entrecruzamento entre telenovela, cultura e sociedade; e comparar a telenovela brasileira a ficções de TV (e VoD) produzidas atualmente em âmbito global, situando-a em meio à dinamicidade e às reconfigurações do cenário audiovisual contemporâneo; 

A Oficina também fornecerá ao público ferramentas para análise das narrativas ficcionais de TV; reafirmará o interesse do MIS em projetos que se voltem à apreensão da complexidade de fenômenos populares-massivos, bem como a qualidade de suas ações culturais junto a seu público; e compartilhará com os participantes os resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, promovendo a popularização da produção científica da universidade pública brasileira. 

Sobre Lucas Martins Neia – Roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pesquisa voltada à história da telenovela no Brasil. Já publicou artigos em português, espanhol e inglês relacionados ao tema. Em outubro de 2021, apresentou os resultados de seu doutorado em evento do “Instituto Holandês de Imagem e Som”, dedicado às historiografias da televisão ao redor do mundo. 

Também é bacharel em Artes Cênicas pela UEL e membro da Screenwriting Research Network (SRN) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación (RIHC), além de oficineiro e palestrante do Programa “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Semifinalista da competição de pilotos de série do “Guiões 2021” e finalista do concurso de pilotos de série do FRAPA 2019. Entre 2016 e 2021, atuou como pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). Em 2020, juntamente com Raphael Scire, idealizou e apresentou o podcast “Isso Só Acontece em Novela”, disponibilizado no Spotify do MIS-SP. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo