Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. SIMET, DA FATEC DE TATUÍ, RECEBEU A VISITA TÉCNICA DOS CONSELHEIROS DO COMDEMA

SIMET, DA FATEC DE TATUÍ, RECEBEU A VISITA TÉCNICA DOS CONSELHEIROS DO COMDEMA

Publicado em:

Na faculdade, os membros do COMDEMA foram recebidos pelo diretor da instituição, Anderson Luiz de Souza; e pelos professores José Carlos Ferreira e Maria do Carmo Vara Lopes Orsi.

Os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) estiveram, nesta terça-feira (26/10), visitando o SIMET – Sistema Integrado de Informações Meteorológicas, da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, como parte das visitas monitoradas que os conselheiros estão realizando em diversos pontos da cidade. 

Na faculdade, os membros do COMDEMA foram recebidos pelo diretor da instituição, Anderson Luiz de Souza; e pelos professores José Carlos Ferreira e Maria do Carmo Vara Lopes Orsi.  

As visitas técnicas buscam trazer mais conhecimento aos conselheiros, capacitando-os sobre as condições atuais de alguns pontos ambientalmente relevantes para o município. Na FATEC, eles puderam conhecer mais sobre a parceria com a Coordenadoria da Defesa Civil de Tatuí, na busca de apoio tecnológico para manutenção em quatro pluviômetros semiautomáticos de báscula. Assim, os laboratórios do SIMET trabalharam para tornar automáticos os coletores de dados. Desta forma, a Central de Operação da Defesa Civil passou a receber diretamente os dados de precipitação pluviométrica, sem a necessidade do deslocamento de técnicos para as leituras diárias. Em melhoria contínua, o SIMET utiliza atualmente placas de captação de energia solar para o funcionamento do aparelho coletor de dados. Este ponto de coleta também assessora o CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, sendo que os dados coletados podem ser acessados no link https://bit.ly/3mgalcy 

Em novembro, a visita técnica monitorada do COMDEMA está prevista para acontecer na Cooperativa de Reciclagem de Tatuí – COORETA, com o intuito dos conselheiros analisarem projetos e programas em andamento, bem como o cotidiano do local. Por fim, em dezembro, o COMDEMA visitará o sistema de captação de água da Sabesp. 

SIMET – O Sistema Integrado de Informações Meteorológicas – SIMET foi implantado em 2016 para atender as recomendações do novo Plano de Bacia do SMT (Sorocaba e Médio Tietê), para o aumento da densidade de pluviômetros na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (URGRHI-10). Inicialmente, o SIMET contemplava cinco estações meteorológicas automáticas – financiadas pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO.

Cada estação foi instalada estrategicamente, nos municípios de Tatuí, Cerquilho, Itu, Mairinque e Piedade, formando um polígono de área de cobertura de 4.705.439 Km². Sendo assim, o SIMET é um ponto de coleta de dados de características climatológicas.  

Na FATEC Tatuí ele monitora nove variáveis: precipitação pluviométrica, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, radiação solar, velocidade e direção do vento, bem como velocidade de rajada, ponto de orvalho e evapotranspiração. O conjunto das nove variáveis meteorológicas medidas pela estação permite estimativas de balanço hídrico e contribuem com estudos e pesquisas sobre climatologia regional e disponibilidade hídrica. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo