Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NOVO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA TRATAR ÁLCOOL E DROGAS É INAUGURADO

NOVO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA TRATAR ÁLCOOL E DROGAS É INAUGURADO

Publicado em:

Inauguração homenageou o médico Rodolfo Enrique Postigo Castro, com a presença de seus familiares.

A população tatuiana recebeu, na última sexta-feira (22/10), uma nova sede do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), que foi inaugurada pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, pertencente a Secretaria Municipal de Saúde. O local foi denominado “Dr. Rodolfo Enrique Postigo Castro”, de acordo com a Lei Municipal nº 5.553/2021, de autoria da vereadora Micheli Vaz. 

O evento contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; da secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, e de demais secretários municipais; do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Antônio de Camargo (Márcio do Santa Rita), e dos vereadores Cíntia Yamamoto Soares, João Eder Alves Miguel, Renan Cortez, Maurício Couto, Paulinho Motos e Micheli Vaz; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, Alessandra Gonzaga; além de familiares do homenageado, entre eles a esposa Magda, os filhos Paloma e Pietro, o genro Guilhermo e a nora Isabela. 

Um dos momentos mais emocionantes da inauguração foi a apresentação do Coral Fênix, composto por pacientes do CAPS-AD e do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS-II), e que é regido pela enfermeira Fernanda Pereira Marinho.  

O prefeito Miguel, em suas palavras, agradeceu ao trabalho maravilhoso dos CAPS’s. “O serviço social e de saúde da Prefeitura visa valorizar o ser humano, a família e as pessoas em situação de vulnerabilidade”, completou o prefeito. 

A diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura de Tatuí, Cíntia Scaglioni, e a coordenadora do CAPS-AD, Lays Wanessa V. Galero Santos, explicaram que o local atende, em média, 50 pacientes por dia, que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas e buscam a recuperação da saúde e a inclusão social. Sendo um serviço de saúde pública de atenção diária, o CAPS-AD permite um planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. Tudo é feito por uma equipe multiprofissional, composta por educadores físicos, médicos psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos.  

A nova sede do CAPS-AD – localizada na Rua Benedito Pereira Machado, nº 450, Vila Paulina, travessa da Praça do Carroção -, trabalha com o sistema “portas abertas”, em que, basta o usuário chegar até a unidade para ser atendido, ou seja, não é necessário ter uma guia de encaminhamento médico de outras Unidades de Saúde. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Vale ressaltar que o CAPS que existia na Avenida Virgílio Montezzo Filho, nº 201, bairro Nova Tatuí, não funciona mais. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE A CORPORAÇÃO MUSICAL “SANTA CRUZ”

O repertório faz jus as bandas de coreto, com a execução de marchas tradicionais com composições e arranjos de professores e maestros de Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo