3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. PRAÇA DA MATRIZ RECEBE NESTA TERÇA-FEIRA A SEGUNDA EDIÇÃO DAS “RODAS DE CHORO”

PRAÇA DA MATRIZ RECEBE NESTA TERÇA-FEIRA A SEGUNDA EDIÇÃO DAS “RODAS DE CHORO”

Evento será conduzido pelos professores do curso de Choro do Conservatório de Tatuí.

O Projeto “Rodas de Choro”, idealizado pelo Conservatório de Tatuí – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará uma nova ação na próxima terça-feira (19/10), a partir das 17h, na Praça da Matriz.

Mais uma vez, o evento será conduzido pelos professores do curso de Choro do Conservatório, Alexandre Bauab Júnior, Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, e por alunos do Conservatório. Os músicos em geral também estão convidados a participar da ação.

Vale ressaltar que, todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 devem ser seguidos pelos presentes no evento, que está em sua segunda edição, das seis que compõe o Projeto ao longo dos meses de outubro e novembro, sempre às terças-feiras, às 17h, abertas ao público, que pode levar seu instrumento e participar da ação.

“Clube do Choro” – Pioneiro entre as escolas de música estaduais na inclusão do Choro em sua grade curricular como curso regular (1989), o Conservatório de Tatuí sempre valorizou esse importante gênero musical brasileiro, fundamental na composição da música urbana brasileira do século XX.

O Conservatório de Tatuí buscará, também, atuar na salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial do Choro, a partir da criação de um acervo que disponibilizará partituras, produções literárias e audiovisuais do gênero, de chorões da cidade e das cidades vizinhas, para consulta aberta ao público.

“Sabemos que existem muitos ‘chorões’ de diferentes gerações na cidade e em municípios vizinhos. Por isso, estamos organizando ‘Rodas de Choro’, entre outras ações, a fim de aglutinar interessados e interessadas – tanto professores, estudantes da instituição quanto a comunidade em geral – em torno dessa modalidade e que ainda servirão como laboratório de prática para os alunos e alunas”, explica a superintendente educacional da Sustenidos – Organização Social gestora da instituição, Claudia Freixedas.

O projeto apresenta como ações principais: realizar “Rodas de Choro” periódicas, como um espaço de vivência intergeracional do gênero, inicialmente com professores e alunos do Conservatório de Tatuí – não somente dos cursos de Choro, mas também de MPB/Jazz e música erudita – e ainda contar com a participação de chorões da cidade e de toda região, além de buscar atrair amadores e admiradores do Choro para rodas cada vez maiores; realizar Rodas em homenagem a importantes chorões da cidade e da região; realizar entrevistas com os chorões da região, reunir registros e tornar o Conservatório de Tatuí um importante repositório de partituras e outras memórias do Choro; promover Concertos, inclusive com grupos de chorões e choronas convidados, vindos das mais variadas regiões, com o objetivo de criar pontes entre diversos grupos e estimular o intercâmbio cultural; e implantar o “Clube do Choro” do Conservatório de Tatuí.

Pretende-se, com o passar do tempo, que as Rodas de Choro envolvam a comunidade, seja como músicos ou ouvintes, e que isso evolua para a formação de um clube, onde todos possam trocar experiências e propor ações, opinando democraticamente sobre quais grupos gostariam de convidar, quais músicos/musicistas devem ser homenageados, sempre por meio de decisões coletivas e participativas.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.