Quem passou pela esquina das ruas XI de Agosto e José Bonifácio, na Praça da Matriz, na tarde do último sábado (25/09), pode presenciar um simulado impactante de acidente de trânsito com motocicleta e vítima fatal. A ação, que chamou a atenção de motoristas e pedestres para um dirigir mais seguro, marcou o encerramento da “Semana Nacional de Trânsito” em Tatuí.
Organizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, este simulado teve a iniciativa e a parceria do Grupo de Motociclistas da Igreja Adventista do Sétimo Dia que, na ocasião, também distribuiu diversas cartilhas referentes a legislação de trânsito.
Desde o dia 18/09, o Departamento de Mobilidade Urbana realizou diversas ações educativas, entre elas, a “Cidade Mirim”, na qual cerca de 5 mil alunos do Ensino Fundamental, de nove escolas da Rede Municipal de Educação, receberam instruções sobre as regras e os comportamentos em prol a segurança no trânsito. Para tanto, estas escolas receberam pinturas de faixas de pedestres, de cruzamentos e de semáforos em seus pátios internos.
Em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Prefeitura promoveu blitzes educativas em vários pontos da cidade, fiscalizando e vistoriando 40 veículos, especialmente caminhões, quanto ao excesso de altura e de carga e o uso correto do cinto de segurança. Além disso, o Departamento de Mobilidade Urbana fez uma carreata sobre a Campanha, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
Proposta pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a Campanha Nacional de Trânsito deste ano teve como tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.