INAUGURADO O NOVO PAÇO MUNICIPAL “PREFEITA MARIA JOSÉ GONZAGA”

Autoridades e familiares da ex-prefeita Maria José Gonzaga participaram dos descerramentos das placas.

Um misto de sentimentos, como gratidão, tristeza e alegria, tomou conta dos presentes na inauguração do novo Paço Municipal de Tatuí “Prefeita Maria José Gonzaga”, no fim da tarde desta quinta-feira (09/09). 

Após a execução dos hinos nacional e de Tatuí, pelo Trio Bravo Electro, os responsáveis pela edificação do novo Paço, o arquiteto Sérgio Antônio Gonzalez; os engenheiros Leonardo Spada e Aleksander Chaves dos Santos; a arquiteta Fabíola Ribeiro; e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Marco Rezende, entregaram uma réplica do prédio – executada por Fernando Serralheiro e Marcos Bueno – para o esposo da homenageada, assessor parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. 

O secretário municipal de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva – em nome de todos os secretários municipais presentes -, o vereador João Eder Alves Miguel (proponente do projeto de lei que que denomina o novo Paço) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos de Abreu – em nome de todos os vereadores presentes -, fizeram uso da palavra e destacaram a importância da prefeita Maria José Gonzaga para Tatuí, o seu amor e dedicação com as pessoas e as obras públicas, e o quanto ela sonhou e lutou para a construção deste novo espaço. 

O trabalho público e o comprometimento com que conduziu o município, bem como a doçura e o amor de Maria José Gonzaga em tudo o que fazia, foram ressaltados pelos três deputados presentes no evento e grandes parceiros de Tatuí na conquista de recursos para a cidade: Samuel Moreira (deputado federal), Vitor Lippi (deputado federal) e Damaris Moura (deputada estadual). 

A prefeita homenageada sempre foi uma mulher de muita fé, de família cristã e que pedia as bênçãos de Deus para sua vida e todas as suas obras. Diante disto, o pastor Valter de Paula Leite, presidente do CONPAS (Conselho de Pastores), e o padre Élcio Roberto de Góes, do Santuário Nossa Senhora da Conceição, realizaram a bênção ecumênica para o prédio. 

A filha de Maria José Gonzaga e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Alessandra Vieira de Camargo Teles, em nome de sua irmã Juliana Maria Vieira de Camargo Passerani e de toda a família, agradeceu a homenagem póstuma e enalteceu a grande mãe, esposa, avó, sogra, irmã, filha e prefeita que ela foi, sua generosidade, seu cuidado com o próximo e o seu amor aos detalhes. Emocionado, o esposo Luiz Gonzaga também falou sobre “sua companheira de sonhos e de lutas”, sua serenidade e amizade com todos, agradecendo as homenagens a ela prestadas. 

Depois, o prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, também comovido, disse que Maria José foi, e ainda é, uma inspiração para todos. “O legado da nossa sempre prefeita ficará marcado em nossas memórias. Mais que isso, são sementes que irão germinar bons frutos. O meu agradecimento a todos que colaboraram para que este dia fosse especial, a todos que acompanham a transmissão pelas redes sociais e as autoridades presentes, assim como a família Gonzaga. O novo Paço Municipal é um exemplo de obra pública planejada e autossustentável, que atenderá a todos os cidadãos, incluindo os portadores de deficiência. Fica a saudade, mas também buscamos no seu exemplo a força necessária para seguirmos em frente e lutarmos por dias melhores para o nosso povo. Este é o meu compromisso com Tatuí e sua gente”, salientou Miguel. 

A primeira-dama e conselheira do FUSSTAT, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, homenageou, com orquídeas, as duas filhas da prefeita Maria José Gonzaga, Alessandra e Juliana. As homenagens continuaram com um vídeo sobre a vida da prefeita, o descerramento da placa inaugural e de um memorial no edifício que leva o seu nome. 

O legado por ela deixado e a sua paixão pela natureza, foram eternizados com o plantio de dois Ipês Roxos em frente à entrada do novo Paço Municipal, marcando o encerramento da cerimônia. 

Além destas autoridades que fizeram uso da palavra, estiveram presentes nesta inauguração os prefeitos Simone Marquetto (Itapetininga), Ronaldo Paes de Camargo – Dinho (Cesário Lange) e Péricles Gonçalves – Kéke (Capela do Alto, junto com o vice-prefeito Henrique Leme); vereadores das cidades de Boituva e Indaiatuba; o superintendente executivo de Governo e o superintendente de Rede de Varejo da Caixa Econômica Federal, Eliseu Moda e José Luiz Pavanelli; o assessor do deputado estadual Jorge Caruso, Antônio Marmo Camargo; empresários, servidores públicos municipais e outras autoridades civis e militares. 

Sobre o novo Paço – O novo prédio do Poder Executivo, viabilizado por meio de recursos de convênio com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, possui 2.740 m² e abriga todas as secretarias executivas da administração municipal. Possui linhas arrojadas e modernas, com acessibilidade e economia, substituindo o antigo prédio da Avenida das Mangueiras, construído há mais de 40 anos, e que já não suportava as condições necessárias para o bom atendimento ao público.

Construído para ser um modelo em sustentabilidade, o prédio do novo Paço Municipal contém itens, em sua edificação, que procuram promover a economia de recursos, como água (torneiras com redutor de vazão ou temporizador – evitando o desperdício de água, válvulas de descarga com duplo acionamento – reduzindo 50% o consumo de água no sanitário – e sistema de captação de águas pluviais usadas para irrigação) e energia elétrica (pisos e paredes claras, ventilação cruzada, janelas e portas de vidro, cinturão de árvores, iluminação com lâmpadas LED, aparelhos que reduzem o gasto energético e placas de captação de energia solar). 

O Paço Municipal também possui a estrutura brise soleils, que auxilia no controle, de forma passiva, da temperatura dos ambientes, promovendo sombreamento e ventilação cruzada. Além disso, a edificação sustentável busca incentivar a redução de resíduos, por meio da coleta seletiva, permitindo a acessibilidade (rampas e demais itens que facilitam o acesso e a circulação de todos em suas dependências, valorizando a inclusão) e a mobilidade urbana alternativa (com a instalação de bicicletários, incentivando a carona solidária). O entorno do prédio possui uma área permeável gramada e as vias de acesso possuem piso intertravado, que permitem a infiltração das águas pluviais, ou seja, o abastecimento dos lençóis freáticos e a diminuição da percolação da água superficial. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Veja também:

Skip to content