Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Gabinete
  4. »
  5. INAUGURADO O NOVO PAÇO MUNICIPAL “PREFEITA MARIA JOSÉ GONZAGA”

INAUGURADO O NOVO PAÇO MUNICIPAL “PREFEITA MARIA JOSÉ GONZAGA”

Publicado em:

Autoridades e familiares da ex-prefeita Maria José Gonzaga participaram dos descerramentos das placas.

Um misto de sentimentos, como gratidão, tristeza e alegria, tomou conta dos presentes na inauguração do novo Paço Municipal de Tatuí “Prefeita Maria José Gonzaga”, no fim da tarde desta quinta-feira (09/09). 

Após a execução dos hinos nacional e de Tatuí, pelo Trio Bravo Electro, os responsáveis pela edificação do novo Paço, o arquiteto Sérgio Antônio Gonzalez; os engenheiros Leonardo Spada e Aleksander Chaves dos Santos; a arquiteta Fabíola Ribeiro; e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Marco Rezende, entregaram uma réplica do prédio – executada por Fernando Serralheiro e Marcos Bueno – para o esposo da homenageada, assessor parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. 

O secretário municipal de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva – em nome de todos os secretários municipais presentes -, o vereador João Eder Alves Miguel (proponente do projeto de lei que que denomina o novo Paço) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos de Abreu – em nome de todos os vereadores presentes -, fizeram uso da palavra e destacaram a importância da prefeita Maria José Gonzaga para Tatuí, o seu amor e dedicação com as pessoas e as obras públicas, e o quanto ela sonhou e lutou para a construção deste novo espaço. 

O trabalho público e o comprometimento com que conduziu o município, bem como a doçura e o amor de Maria José Gonzaga em tudo o que fazia, foram ressaltados pelos três deputados presentes no evento e grandes parceiros de Tatuí na conquista de recursos para a cidade: Samuel Moreira (deputado federal), Vitor Lippi (deputado federal) e Damaris Moura (deputada estadual). 

A prefeita homenageada sempre foi uma mulher de muita fé, de família cristã e que pedia as bênçãos de Deus para sua vida e todas as suas obras. Diante disto, o pastor Valter de Paula Leite, presidente do CONPAS (Conselho de Pastores), e o padre Élcio Roberto de Góes, do Santuário Nossa Senhora da Conceição, realizaram a bênção ecumênica para o prédio. 

A filha de Maria José Gonzaga e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Alessandra Vieira de Camargo Teles, em nome de sua irmã Juliana Maria Vieira de Camargo Passerani e de toda a família, agradeceu a homenagem póstuma e enalteceu a grande mãe, esposa, avó, sogra, irmã, filha e prefeita que ela foi, sua generosidade, seu cuidado com o próximo e o seu amor aos detalhes. Emocionado, o esposo Luiz Gonzaga também falou sobre “sua companheira de sonhos e de lutas”, sua serenidade e amizade com todos, agradecendo as homenagens a ela prestadas. 

Depois, o prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, também comovido, disse que Maria José foi, e ainda é, uma inspiração para todos. “O legado da nossa sempre prefeita ficará marcado em nossas memórias. Mais que isso, são sementes que irão germinar bons frutos. O meu agradecimento a todos que colaboraram para que este dia fosse especial, a todos que acompanham a transmissão pelas redes sociais e as autoridades presentes, assim como a família Gonzaga. O novo Paço Municipal é um exemplo de obra pública planejada e autossustentável, que atenderá a todos os cidadãos, incluindo os portadores de deficiência. Fica a saudade, mas também buscamos no seu exemplo a força necessária para seguirmos em frente e lutarmos por dias melhores para o nosso povo. Este é o meu compromisso com Tatuí e sua gente”, salientou Miguel. 

A primeira-dama e conselheira do FUSSTAT, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, homenageou, com orquídeas, as duas filhas da prefeita Maria José Gonzaga, Alessandra e Juliana. As homenagens continuaram com um vídeo sobre a vida da prefeita, o descerramento da placa inaugural e de um memorial no edifício que leva o seu nome. 

O legado por ela deixado e a sua paixão pela natureza, foram eternizados com o plantio de dois Ipês Roxos em frente à entrada do novo Paço Municipal, marcando o encerramento da cerimônia. 

Além destas autoridades que fizeram uso da palavra, estiveram presentes nesta inauguração os prefeitos Simone Marquetto (Itapetininga), Ronaldo Paes de Camargo – Dinho (Cesário Lange) e Péricles Gonçalves – Kéke (Capela do Alto, junto com o vice-prefeito Henrique Leme); vereadores das cidades de Boituva e Indaiatuba; o superintendente executivo de Governo e o superintendente de Rede de Varejo da Caixa Econômica Federal, Eliseu Moda e José Luiz Pavanelli; o assessor do deputado estadual Jorge Caruso, Antônio Marmo Camargo; empresários, servidores públicos municipais e outras autoridades civis e militares. 

Sobre o novo Paço – O novo prédio do Poder Executivo, viabilizado por meio de recursos de convênio com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, possui 2.740 m² e abriga todas as secretarias executivas da administração municipal. Possui linhas arrojadas e modernas, com acessibilidade e economia, substituindo o antigo prédio da Avenida das Mangueiras, construído há mais de 40 anos, e que já não suportava as condições necessárias para o bom atendimento ao público.

Construído para ser um modelo em sustentabilidade, o prédio do novo Paço Municipal contém itens, em sua edificação, que procuram promover a economia de recursos, como água (torneiras com redutor de vazão ou temporizador – evitando o desperdício de água, válvulas de descarga com duplo acionamento – reduzindo 50% o consumo de água no sanitário – e sistema de captação de águas pluviais usadas para irrigação) e energia elétrica (pisos e paredes claras, ventilação cruzada, janelas e portas de vidro, cinturão de árvores, iluminação com lâmpadas LED, aparelhos que reduzem o gasto energético e placas de captação de energia solar). 

O Paço Municipal também possui a estrutura brise soleils, que auxilia no controle, de forma passiva, da temperatura dos ambientes, promovendo sombreamento e ventilação cruzada. Além disso, a edificação sustentável busca incentivar a redução de resíduos, por meio da coleta seletiva, permitindo a acessibilidade (rampas e demais itens que facilitam o acesso e a circulação de todos em suas dependências, valorizando a inclusão) e a mobilidade urbana alternativa (com a instalação de bicicletários, incentivando a carona solidária). O entorno do prédio possui uma área permeável gramada e as vias de acesso possuem piso intertravado, que permitem a infiltração das águas pluviais, ou seja, o abastecimento dos lençóis freáticos e a diminuição da percolação da água superficial. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo