Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. ACONTECE, ATÉ SEXTA-FEIRA, A SEMANA DE VOLTA ÀS AULAS DO 2º SEMESTRE DO SETOR DE…

ACONTECE, ATÉ SEXTA-FEIRA, A SEMANA DE VOLTA ÀS AULAS DO 2º SEMESTRE DO SETOR DE ARTES CÊNICAS DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Publicado em:

Setor de Artes Cênicas está tendo uma programação especial de volta às aulas do 2º semestre, com diversas atividades formativas e artísticas.

No decorrer desta semana (16 a 20 de agosto), o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, terá uma programação especial de volta às aulas do 2º semestre, com diversas atividades formativas e artísticas. Para os interessados em acompanhá-las, além dos alunos dos cursos de Teatro e Cenografia, haverá transmissão ao vivo pelo canal do Conservatório no Youtube (https://bit.ly/3iNxelW).  

Diversos convidados debaterão temas como circo escola, registro profissional nas artes cênicas, acessibilidade, teatro, entre outros. “A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí apresentará um trabalho inédito dedicado à percepção sensível dos espectadores, em parceria com escolas da cidade. Já o Núcleo Pavanelli, que adotou Tatuí como sede artística, nos presenteará com uma aula aberta sobre a história dos artistas circenses e teremos, também, a proposta inusitada de um protagonismo jovem na organização de um festival que nasceu na Argentina, apresentando sua versão brasileira, entre outras atividades. Apesar dos tempos difíceis, essas produções e artistas nos inspiram e mostram que muita coisa instigante e corajosa está sendo plantada e criada”, comenta o gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antônio Salvador. 

Programação completa – Nos dias 16 e 18/08, respectivamente das 19h30 às 21h30 e das 14h30 às 16h30, acontecerá a aula aberta “Circo Escola – da teoria à prática”, com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo. Ministrada pelo artista circense e palhaço formado pela tradicional Família Medeiros, Marcos Pavanelli, e pela artista circense e palhaça, atriz e produtora, psicóloga e arte terapeuta, Simone Brites, a aula introdutória ao universo circense abordará questões teóricas como quem eram os “Saltimbancos”, breve histórico do circo moderno, apontamentos sobre o circo teatro, famílias circenses e sua estrutura de trabalho, o aprendizado circense no circo de lona, a formação circense nos tempos atuais e uma introdução sobre o palhaço brasileiro. Para participar, basta se inscrever no link https://forms.gle/JtijGrWzuzq3PrU38. Este projeto recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020 – Edital de Cultura 02/2020 – Concessão de Prêmio para Projetos Culturais. 

Nesta terça-feira (17/08), das 19h às 22h, será realizado o encontro “O SATED e o registro profissional nas artes cênicas”, com Dorberto Carvalho, que é licenciado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), concluiu cursos de pós-graduação em teoria do teatro, e foi coordenador do “Projeto Formação de Público” da SMC de São Paulo (2001/2004). Além disso, é autor do “Romance Vertigem”, coautor do livro “A luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para cultura” (2008), com Iná Camargo Costa; e autor de diversos textos teatrais, dentre eles, “Bumba meu Fusca”, “Cidade submersa” e “Makunaíma na rua”. Foi professor no Curso de Artes Cênicas do SENAC-SP e, em 2012, ministrou o curso “Modos de Criação e Produção no Teatro de Grupos da Cidade de São Paulo”, na FFLCH – USP. 

O encontro “Acessibilidade e Teatro”, com Andreza Nóbrega e a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, acontecerá nesta quarta-feira (18/08), das 19h às 22h. A artista e pesquisadora teatral fará uma intervenção aberta ao público no processo de pesquisa e criação teatral “Ações para suspender o tempo”, da Companhia de Teatro, do Conservatório de Tatuí. Andreza apresentará procedimentos e políticas de acessibilidade em teatro, ações cada vez mais urgentes, que necessitam ser inseridas e concebidas como parte constituinte dos processos de estudos e aprendizagens dos artistas das artes cênicas. Andreza é doutoranda em Teatro na UDESC, mestra em Educação pela UFPE, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, também pela UFPE, e especialista em Audiodescrição pela UFJF.  

No dia 19/08, das 19h às 22h, será realizado o encontro virtual “O Teatro de Tatuí e os 45 anos do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, em homenagem aos 45 anos do Setor. O encontro, que reunirá convidados especiais, faz parte da programação da “79ª Semana Paulo Setúbal” e do 195º Aniversário de Tatuí. 

Encerrando as atividades da semana de volta às aulas, nesta sexta-feira (20/08), também das 19h às 22h, acontecerá o Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil – trajetória, princípios e a edição de 2021”, com os organizadores e artistas do Festival VQV. Este Festival é uma iniciativa cultural que faz parte de uma rede latino-americana de teatro jovem, criando um espaço de encontro e incentivo à produção teatral jovem no país, ao promover apresentações de espetáculos, mesas de debates, oficinas, painéis de intercâmbio e encontros. Estruturada por cinco arte-educadores independentes (Arthur Hideki, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa), o Festival entra em sua terceira edição com a parceria do SESC Santo André e o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura. A curadoria, que sempre prezou pelo protagonismo jovem e pelo debate em torno dos direitos humanos e da democracia, celebrará o centenário de Paulo Freire. Grupos de São Paulo, Amazonas, Fortaleza, dentre outros, estarão na programação. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo