Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PROTETORES E CUIDADORES DE ANIMAIS SÃO CERTIFICADOS PELA PREFEITURA DE TATUÍ

PROTETORES E CUIDADORES DE ANIMAIS SÃO CERTIFICADOS PELA PREFEITURA DE TATUÍ

Publicado em:

Protetoras foram selecionadas após efetuarem a inscrição no Departamento de Meio Ambiente, que realizou uma visita e avaliação nos abrigos, e comprovou a atuação dos mesmos na área de proteção animal.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou, na manhã desta terça-feira (27/07), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, a Cerimônia de Certificação dos Protetores e Cuidadores de Animais de Tatuí.

Foram certificadas na cerimônia 8 protetoras: Raissa de Souza Costa, do abrigo “S.O.S. Vira Latas Tatuí”; Beatriz Garajau Christofori, do abrigo “Resgatando Anjos”; Mariana Aparecida Ferreira Braz, do abrigo “Acãochego”; Eliana Maria Moreira Pilats, do “Abrigo da Eliana”; Elizabet Correia Simões, do “Abrigo da Bet”; Eunice Ananias da Silva Gonçalves, do abrigo “Amigo Não Se Compra”; Teresa de Lourdes Rosa, do abrigo “S.O.S. Cães Abandonados Tatuí”; e Silvia Helena Camargo Gonçalves, do “Abrigo Silvia Gonçalves”.

Elas foram selecionadas após efetuarem a inscrição no Departamento de Meio Ambiente, que realizou uma visita e avaliação nos abrigos, e comprovou a atuação dos mesmos na área de proteção animal, conforme determina o Decreto Municipal nº 21.333, de 31 de maio de 2021. No total, 11 protetores se inscreveram, no período de 21 a 30 de junho, para fazerem parte do Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores de Animais e receberem esta certificação, apresentando a documentação exigida e a ficha de inscrição.

O trabalho realizado junto a causa animal pela vereadora Gabriela Xavier Mendes Coito, com o apoio de outros parlamentares, foi muito elogiado pelo secretário municipal de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, que também comemorou os recursos conquistados pelo Município para a construção do hospital veterinário da cidade. Já o vice-prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, além de também elogiar o trabalho realizado pelos vereadores, comentou sobre a importância da parceria entre os poderes executivo e legislativo, que foi essencial para o andamento do projeto.

No evento, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior, exaltou a reestruturação do setor de bem-estar animal, realizada desde o início deste ano que, com o cadastramento dos profissionais, tem a sua primeira de muitas metas alcançadas. O secretário citou que em 2019 foram registradas 47 denúncias de maus tratos e abandono de animais e, até o momento, neste ano, já foram, aproximadamente, 300 casos. Segundo ele, a grande diferença se dá por causa da subnotificação que havia até então, mas com a reestruturação, isso está mudando. “2022 será um ano histórico, que colocará Tatuí como uma referência na região no que tange ao bem-estar animal, pois nós temos muitas metas a serem cumpridas”, disse José Hélio.

Estiveram presentes na cerimônia, além do vice-prefeito de Tatuí e secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; o secretário de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva; o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo; e os vereadores Gabriela Xavier Mendes Coito, Renan Cortez, Paulo Sérgio de Almeida Martins e João Éder Alves Miguel.

A importância do cadastramento – O Cadastro Municipal busca reunir os dados de pessoas que acolhem animais em situação de risco, abandono ou maus tratos, dando-lhes abrigo e/ou providenciando os cuidados e procedimentos necessários para que eles tenham a sua saúde e integridade física restabelecidas, encaminhando-os para castração, vacinação e demais cuidados necessários e, posteriormente, disponibilizando-os para adoção responsável.

No primeiro semestre de 2022, será exigido um recadastramento para os protetores já cadastrados e, também, será aberta uma oportunidade para novos protetores e cuidadores de animais se cadastrarem.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo