Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. ECOPONTOS SÃO INSTALADOS NA ZONA RURAL DE TATUÍ

ECOPONTOS SÃO INSTALADOS NA ZONA RURAL DE TATUÍ

Publicado em:

Ecopontos são importantes para o armazenamento de materiais recicláveis e aos resíduos não recicláveis.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inaugurou nesta quinta-feira (22/07), dois Ecopontos Rurais, na região do Bairro Guaxingú. O projeto pioneiro foi idealizado pela equipe técnica da pasta, coordenada pelo secretário José Hélio de Oliveira Júnior, tendo como objetivo a criação de espaços adequados destinados para o armazenamento temporário de materiais recicláveis e não recicláveis, até o momento da coleta e da destinação ambientalmente adequada.  

No decorrer desta semana, foram realizadas ações de conscientização ambiental pelos integrantes da Cooperativa de Reciclagem de Tatuí junto à população da região atendida, informando sobre a importância do Ecoponto, sua localização e as formas de como proceder no momento do descarte e o uso correto das estruturas construídas. 

“A questão dos resíduos é uma das grandes problemáticas da atualidade. A demanda pela implantação dos Ecopontos nos bairros rurais do nosso município surgiu ao observarmos a grande quantidade de materiais com potencial para reciclagem, além dos inservíveis (lixo orgânico) dispostos de maneira irregular em alguns pontos específicos. Com a instalação dessas estruturas, cada tipo de resíduo passa a ter o seu local específico para descarte, contribuindo assim, não apenas com a questão ambiental, por evitar a contaminação do solo, poluição visual e emissão de odores, mas, também, com outros aspectos ligados à saúde pública, pois o espaço limpo e organizado coíbe a presença de bichos e animais peçonhentos, além de favorecer visual e esteticamente a zona rural com estruturas organizadas para disposição de resíduos sólidos”, explicou o secretário José Hélio.  

Os Ecopontos Rurais são compostos por três baias, sendo uma destinada ao armazenamento de material reciclável (papel, papelão, vidro e plástico) e duas destinadas aos resíduos não recicláveis (lixo orgânico). Vale ressaltar que nestes pontos não é permitido descarte de resíduos da construção civil (entulhos de obras) e resíduos volumosos (móveis, colchões, sofás etc.), sendo que para este tipo de resíduos a destinação deve ser feita por meio de contratação de caçamba particular, a qual dará o encaminhamento correto. Os Ecopontos localizados nos bairros Jardim Rosa Garcia e Jardins de Tatuí são outras alternativas para destinação ambientalmente adequada destes tipos de resíduos em pequenas quantidades, sendo aceito o volume máximo de 1 metro cúbico por pessoa. 

A construção de novos Ecopontos Rurais em outras regiões de Tatuí está sendo projetada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente para os próximos semestres, com o intuito de expandir este projeto para uma parcela maior da população rural. 

Os dois ecopontos do Bairro Guaxingú estão localizados na Estrada Tatuí-Iperó. Um deles está próximo ao Km 3, ao lado do primeiro ponto de ônibus no sentido Iperó. Já o outro Ecoponto fica a 200 metros da escola municipal do bairro, também no sentido Iperó. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo