Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE TATUÍ ESTÁ COM DIVERSAS ATIVIDADES PRESENCIAIS E ON-LINE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE TATUÍ ESTÁ COM DIVERSAS ATIVIDADES PRESENCIAIS E ON-LINE

Publicado em:

Semana do Meio Ambiente terá diversas atividades virtuais e presenciais relacionadas ao tema e que reforçam as ações que já estão sendo desempenhadas ao longo do ano.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza a partir desta segunda-feira (07/06), mais uma Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades virtuais e presenciais relacionadas ao tema e que reforçam as ações que já estão sendo desempenhadas ao longo do ano.  

Entre os dias 07 e 11/06, acontecerá a “Feira de Adoção On-line”, onde serão postadas, no Facebook da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (https://bit.ly/2RVH6zv), fotos dos animais que estão disponíveis para adoção no Canil Municipal. A pessoa interessada em adotar um dos animais deve entrar em contato pelo telefone (15) 3205-1199 para fazer um agendamento prévio e ir até o Canil para conhecer o animal e assinar o termo de adoção. As visitas acontecerão de segunda-feira a domingo, das 9h às 12h. 

No mesmo período (07 a 11/06), será executado o primeiro cercamento e plantio de recuperação de nascentes deste ano, como parte do Programa Municipal de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares. Este Programa visa a proteção de matas ciliares, nascentes e regiões de recarga de aquífero, bem como o aumento da cobertura de vegetação nativa em mananciais e a conservação do solo, por meio da restauração das matas ciliares.  

Outra atividade que faz parte da Semana do Meio Ambiente é o lançamento da cartilha “O Rio Tatuí”, na terça-feira (08/06), na plataforma digital “Escolariza”. A cartilha apresenta um levantamento de dados e um diagnóstico de toda a mata ciliar do rio que dá nome a cidade, além de intervenções e o registro fotográfico da nascente à foz. O Rio Tatuí, em seus 44 km de extensão, possui mais de 210 nascentes e abriga cerca de 400 espécies de animais, além de ser responsável por 60% da água de abastecimento do município de Tatuí. A cartilha será disponibilizada para toda a Rede Municipal de Educação, na plataforma digital “Escolariza”. Seu conteúdo poderá ser utilizado para aulas interdisciplinares, permitindo aos estudantes identificarem conteúdos de acordo com a sua realidade local, proporcionando sensibilização, aprendizagem e transformação da realidade por meio do processo educacional.  

Na quarta e quinta-feira (09 e 10/06), será realizada a “Capacitação em Manejo de Árvores Urbanas”, com a parte teórica na Câmara Municipal, das 8h às 17h, na quarta-feira; e a parte prática, das 8h às 12h, no dia seguinte. O curso busca conscientizar a população sobre a importância e a necessidade do manejo adequado da arborização urbana no município, visto que as árvores existentes em espaços públicos e em áreas particulares urbanas, proporcionam ao meio ambiente inúmeros benefícios que influenciam diretamente na qualidade de vida da população. 

Por fim, na sexta-feira (11/06), às 9h, ocorrerá mais uma ação do Projeto “ARborizAR”, que promove o plantio de mudas de árvores em espaços e prédios públicos que possuam calçadas igual ou maior a 2 metros de largura, criando os “Espaços Árvore”, como são conhecidos. O plantio será na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e terá a participação dos membros da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (APODET). 

Dia Mundial do Meio Ambiente – Desde 1972, o dia 5 de junho é a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de chamar a atenção da população para as questões ambientais, para a importância da preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade.

No entanto, apesar dos esforços para orientar a política ambiental em todo o planeta e do progresso na cobertura de áreas protegidas e conservadas, o mundo tem ficado muito aquém dos compromissos com o meio ambiente. No ensejo de reviver os ecossistemas danificados como agora, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou, no sábado (05/06), a “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”, um impulso global para reavivar espaços naturais perdidos para o desenvolvimento. São os ecossistemas que restauram toda a Terra, quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será a população. 

“Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas, limpar rios e encostas, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Nossa intenção é que as pessoas entendam que a situação em que nos encontramos é grave, mas sempre há algo que podemos fazer, temos que permanecer positivos e temos que agir”, comenta a diretora de Planejamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, Fabiana Grechi. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo