Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NEBULIZAÇÃO PESADA SERÁ REALIZADA NA VILA DR. LAURINDO E JARDIM ROSA GARCIA 2

NEBULIZAÇÃO PESADA SERÁ REALIZADA NA VILA DR. LAURINDO E JARDIM ROSA GARCIA 2

Publicado em:

Nebulização será realizada em parceria com a SUCEN.

Após terem recebido as ações de bloqueio e de nebulização costal, a Vila Dr. Laurindo e o Bairro Rosa Garcia 2 receberão, nesta semana, a nebulização pesada para o combate à Dengue. O trabalho será realizado pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN), em parceria com a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

 Nesta quarta-feira (17/02), a partir das 18h, a nebulização pesada será na Vila Dr. Laurindo. E na quinta-feira (18/02), também a partir das 18h, a nebulização pesada será no Bairro Rosa Garcia 2. As ações devem durar, aproximadamente, 3 horas e acontecerão em 4 semanas consecutivas, sendo que os dias da semana podem sofrer alterações de acordo com o calendário da SUCEN. 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos moradores destes dois bairros que, durante o fumacê, abram as janelas e portas de suas casas, visto que o mosquito se aloja dentro das moradias. Além disso, é preciso cobrir os alimentos e as gaiolas de pássaros e, caso haja alguém alérgico na residência, este deverá permanecer em um cômodo separado e fechado por até 30 minutos após a passagem do fumacê. Vale ressaltar que a ação só será cancelada caso haja ventos fortes ou chuva nos dias e horários programados. 

Desde a semana passada, o Setor de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde está atuando com diversas frentes de trabalho em ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nos bairros Jardim Santa Rita de Cássia, Tanquinho, Pacaembu, Novo Horizonte, Vila Dr. Laurindo, Rosa Garcia 2 e Jardim São Paulo. 

A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Camargo da Costa, explicou que são três ações realizadas, sendo que uma complementa a outra. “Primeiro fazemos um bloqueio nos bairros mais atingidos. Em um raio de 150 metros da residência da pessoa que testou positivo para Dengue (distância esta que um único mosquito alcança), vamos de casa em casa para localizar e eliminar o foco. Essa ação tem 80% de eficácia. A segunda ação, com 50% de eficácia, é a nebulização costal, a qual o técnico aplica o veneno com a máquina nas costas, de casa em casa onde foi feito o bloqueio. O veneno é aplicado na área externa da residência, da parte dos fundos até a frente. E, por fim, com 30% de eficácia, a SUCEN faz a nebulização pesada, o famoso fumacê”, completou Juliana. 

Mesmo com todo o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura de Tatuí, a colaboração da população é imprescindível para o enfrentamento desta doença. 

Casos Positivos – Nesta segunda-feira (15/02), Tatuí bateu recorde no número de casos positivos de Dengue: 171. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde o município já soma neste ano 1.142 casos positivos, 33 estão aguardando o resultado dos testes e 443, das 1.618 notificações, foram descartadas.

Para agilizar o atendimento das pessoas com sintomas de Dengue, a Prefeitura de Tatuí está com a “Unidade de Atendimento à Dengue”, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, com entrada pela Avenida Cônego João Clímaco. 

Somente neste local – sem contar os casos confirmados da doença em outras unidades de saúde públicas e particulares -, no dia 15/02 (segunda-feira), 117 pessoas receberam atendimento médico e 247 passaram por consulta com a equipe de enfermagem, resultando em 154 casos positivos de Dengue, 21 casos negativos, 8 hemogramas feitos, 55 atendimentos na farmácia e 16 soroterapias/injetáveis. 

Quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deverá procurar esta Unidade de Atendimento à Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No período noturno e aos finais de semana, é necessário procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam as notificações, a coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo