PREFEITURA REALIZA PLANTIO DE 20 MUDAS DE ÁRVORES DO PROJETO “ARBORIZAR”, NO BAIRRO TANQUINHO

Com o objetivo de melhorar a arborização urbana e a qualidade do ar do município, a Prefeitura de Tatuí promoveu, na quinta-feira (12/11), no bairro Tanquinho, o primeiro grande plantio de mudas de árvores do projeto “ARborizAR”. 

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol, e os profissionais do Setor de Educação Ambiental, com o auxílio, na abertura das covas, do Setor Operacional da Secretaria de Obras e Infraestrutura, foram os responsáveis por plantarem 20 mudas de espécies de arborização urbana, dentre elas Ipês, Acácias e Quaresmeiras.  

O local escolhido foi a calçada e o interior da EMEI “Valderes de Sousa – Dona Bia”, já que o projeto “ARborizAR” contemplará, neste primeiro momento, os prédios públicos da Secretaria Municipal da Educação, com um total de 156 mudas de árvores. A arborização acontecerá em espaços e prédios públicos que possuam calçadas igual ou maior a 2 metros de largura, pois assim a árvore terá um canteiro com espaçamento ideal e a calçada arborizada desempenhará sua responsabilidade com as questões ambientais. 

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol, mais plantios devem acontecer nas próximas semanas. 

O projeto – O “ARborizAR” foi criado por meio de um incentivo do Governo do Estado de São Paulo em instituir os chamados “espaços árvore”, que são espaços reservados nas calçadas especificamente para as árvores. 

Ele teve início no dia 5 de junho de 2020, na solenidade de encerramento da “Semana do Meio Ambiente” da Prefeitura de Tatuí, quando a prefeita Maria José Vieira de Camargo realizou o plantio de uma árvore Oiti em frente ao Paço Municipal e de um Ipê Rosa em uma área de lazer no Jardim Rosa Garcia II. 

Criado tendo em vista os benefícios que as árvores já possuem e a melhoria da qualidade do ar para as pessoas com problemas respiratórios, especialmente neste momento de pandemia do COVID-19, o Projeto também tem o objetivo de fazer com o que o município de Tatuí atinja uma cobertura vegetal de 30%, visto que, atualmente, tem 15,10% de sua área com arborização urbana.