MUSEU “PAULO SETÚBAL” APRESENTA, EM SEU CANAL NO YOUTUBE, VÍDEO COM ACERVO DA SALA “TATUÍ GUERREIRA”

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, disponibilizou em seu canal no YouTube, um vídeo, como parte do Projeto “#MuseuPauloSetubalEmSuaCasa”, apresentando o acervo da Sala “Tatuí Guerreira”, para relembrar a Revolução Constitucionalista de 1932.

A Sala “Tatuí Guerreira”, situada no subsolo do Museu, expõe a importância de Tatuí no deslocamento de combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O vídeo, por meio do Hino Paulista de 1932/MMDC, composto por Marcelo Tupinambá e gravado por Francisco Alves em 1932, mostra objetos do acervo do Museu “Paulo Setúbal”.

A equipe do educativo do Museu exibe aos visitantes parte da importante história do Brasil que ocorreu em 1932 com a Revolução Constitucionalista, que, após Getúlio Vargas assumir o Governo Federal provisoriamente ante a prisão do então presidente Washington Luís, revogar a Constituição de 1891 e governar por decretos, resultou em uma grande revolta popular, em razão da demora para convocar eleições gerais para a Assembleia Constituinte. Assim, apesar da derrota militar do movimento, algumas de suas principais reivindicações foram obtidas posteriormente, como a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.