“OPERAÇÃO CEROL”, DA GCM DE TATUÍ, APREENDE 6 PIPAS E 40 CARRETÉIS DE LINHAS NO JARDIM ROSA GARCIA II

Nesta quinta-feira (28/05), a Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) realizou, no Jardim Rosa Garcia II, a “Operação Cerol”.

Comandada pelo inspetor Carlos e composta pelo CD Matos, GCM 2ª CL. Faria, GCM 2ª CL. Camargo e GCM 3ª CL. Alceu, a equipe Apha apreendeu 6 pipas com cerol, 6 carretilhas grandes, 30 carretéis grandes e 4 carretéis pequenos. Segundo a equipe, as linhas eram com cerol e tipo chilena.

O objetivo da ação é coibir e prevenir contra o uso de cerol em pipas, por crianças e adolescentes, resultando na conscientização e na prevenção, já que esse tipo de material apresenta riscos tanto para a comunidade – um dos tipos de acidentes mais frequentes ocorre com motociclistas – como para quem pratica a brincadeira.

            De acordo com a GCM, mais operações como esta devem acontecer, sem uma data definida, em outros bairros de Tatuí.

Crime estadual – De acordo com a Lei Estadual nº 12.192, de 6 de janeiro de 2006, é proibido o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas. Aquele que não cumprir a lei será multado em 5 Ufesp’s (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), sem prejuízo da responsabilidade penal.

Quando o infrator for menor – ainda segundo a Lei -, os pais serão, para todos os efeitos, os responsáveis, e as despesas decorrentes da mesma correrão à conta das dotações orçamentárias próprias.