3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. NOVA GESTÃO DO CONDEPHAT REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO COM DIVERSAS DEMANDAS PARA ESTUDOS DE…

NOVA GESTÃO DO CONDEPHAT REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO COM DIVERSAS DEMANDAS PARA ESTUDOS DE REGISTROS E TOMBAMENTOS

Prefeita esteve presente e conversou com membros do Condephat sobre possíveis pautas de tombamento.

A primeira reunião ordinária da nova gestão do CONDEPHAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí, aconteceu nesta quinta-feira (12/03), no auditório do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

O Conselho, composto por 11 representações, com titular e suplente, assume o órgão para o biênio 2020/2021. A nova gestão tem como presidente Rogério Vianna, como vice-presidente Erica Teixeira Garcia Sanches, e como secretária executiva Patrícia Campos de Lima.

O presidente conduziu a reunião realizando os expedientes do dia. A arquiteta Maíra Camargo Barros apresentou o patrimônio por meio da Constituição, para salientar a importância de cada membro no Conselho, que foca na elaboração de registros e tombamentos de patrimônios culturais imateriais e materiais.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo registrou presença na reunião, dando boas-vindas aos novos membros do Conselho e à nova gestão. Ela demonstrou grande respeito ao trabalho que o Conselho enfatiza em sua função de zelar pelo Patrimônio e realizou dois pedidos. O primeiro é para que o Conselho produza um registro da Estação Experimental de Agronomia de Tatuí “Engenheiro Agrônomo Armando Pettinelli”, ressaltando a importância dos imóveis localizados na Fazenda que, desde 1933, gera e transfere conhecimento cientifico e tecnológico para o agronegócio, além da exuberante coleção de bambus localizada no imóvel, sendo uma das maiores da América Latina, e do monumento “O Semeador”, do artista plástico e professor Josué Fernandes Pires. O segundo pedido foi o registro documental das Praças de Tatuí, ressaltando a importância dos passeios públicos para a história de nossa população.

Após o pronunciamento, a prefeita compôs a mesa de trabalhos do CONDEPHAT. Foi instituída a Comissão de Cadastro de Imóveis, que deverá realizar a finalização do inventário de bens imóveis e o memorial descritivo para apresentar a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública. A segunda comissão criada realizará a avaliação técnica e documental dos seguintes imóveis educacionais: EMEF “Eugênio Santos”, que foi o segundo Grupo Escolar de Tatuí; EMEF “Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos”, onde primeiramente foi instalado o Grupo Escolar Chico Pereira; e o CEPEM “Prof.ª Benedita Pereira Fiúza Orsi” – Jardim da Infância, situado na Praça da Bandeira e que mantém em salvaguarda o quadro dos primeiros formandos, de 1950, doado por Celinha Holtz.

Como última pauta do dia, as convidadas Maria Tereza da S. B. Orsi e Ana Teresa da Silva Amadei, proprietárias da Estância São Lourenço, localizada no Distrito de Americana, a convite do Conselho, manifestaram interesse em dar início ao processo de registro do imóvel rural, que tem em seu histórico a casa sede. Segundo dados, essa casa foi construída por escravos, além da capela e uma plantação de jabuticabeiras, o “fruitá” da Estância. Após explanação das proprietárias, o Conselho deliberou a importância de providências de um registro do local para acervo histórico.

De acordo com o presidente do CONDEPHAT, Rogério Vianna, a próxima reunião será no 2 de abril, também no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Sobre o condephat – Ele foi instituído pela Lei Municipal nº 2658, de 19 de agosto de 1993, como órgão de caráter deliberativo, fiscalizador, normativo, de acompanhamento e de assessoramento das políticas para defesa do patrimônio cultural do município, sendo deliberativo em relação ao tombamento ou outros instrumentos que declarem bens de interesse histórico-cultural.

O Conselho tem por objetivo promover a conscientização, no âmbito municipal, sobre a preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental, bem como sobre a conservação de bens culturais de natureza material e imaterial.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.