3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. PROJETO PRETENDE QUE MERCADO MUNICIPAL PASSE A SER ADMINISTRADO PELA INICIATIVA PRIVADA

FOTO: Reunião serviu para apresentação das análises financeiras, infraestrutura e social que envolvem o Mercado Municipal.

Na segunda-feira (13/01), a prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu no Paço Municipal, vereadores interessados na solução dos problemas do Mercado Municipal, que carece de melhor infraestrutura e segurança.

Durante a reunião, os secretários municipais explicaram aos vereadores as atuais condições do imóvel e suas dependências. Foi apresentada a todos a avaliação técnica realizada por engenheiros e arquitetos, onde ficou comprovado que o Mercado Municipal necessita de uma reforma em toda sua estrutura, como a tubulação de esgoto, telhado, piso, banheiros, boxes e uma revitalização da fachada externa do prédio. O investimento necessário é de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Também foi apresentado um relatório social.

Os vereadores também receberam informações que a manutenção do Mercado Municipal ao longo dos últimos anos, tem gerado um elevado déficit financeiro aos cofres do Município. Em 2017, o déficit chegou a R$ 269.322,70; em 2018, R$ 233.482,32 e, 2019, R$ 272.598,86.

A prefeita explicou a todos as vantagens da concessão, via licitação pública, as necessidades das reformas e que o objetivo é, de instalação de novos comércios e empresas, em diversos segmentos, tais como: café, doceiras, frutarias, peixarias, açougues, armazéns, empórios etc., tornando-se ali um espaço agradável a visitação e familiar, às compras e ao lazer, gerando emprego e renda.

O prazo da concessão está sendo estudado e pode chegar até 30 anos. Segundo a administração, o período se justifica pelo valor a ser investido pela empresa concessionária que vier a sagrar-se vencedora do processo licitatório. Com a profissionalização da administração do Mercado Municipal, a gestão entende que a desburocratização do processo de reocupação dos boxes vazios será mais rápida, assim como novos investimentos. A ideia é que a empresa concessionária realize obras de recuperação da estrutura do prédio, preservando a sua estrutura histórica e cultural.

O projeto de lei solicitando a autorização legislativa deverá ser encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias. O Poder Legislativo local deverá voltar a realizar suas sessões ordinárias no próximo mês de fevereiro.

Os secretários municipais presentes à reunião foram: Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos), Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente), Juliana Rossetto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública) e Miguel Ângelo de Campos (Governo). Os vereadores presentes foram: Antonio Marcos de Abreu, Alexandre de Jesus Bossolan, Alexandre Grandino Teles, Jairo Martins (Pepinho), Severino Guilherme da Silva (Tiozinho do Santa Rita), José Carlos Ventura (Zé Carlos do Campinho) e Fábio Menezes.

Um pouco de história – O atual Mercado Municipal de Tatuí foi inaugurado em 1914. Este foi o segundo mercado. O primeiro, era localizado na rua 11 de Agosto esquina com a rua Cel. Lúcio Seabra. A última reforma das dependências do atual Mercado Municipal aconteceu na administração do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (2005/2012). A primeira mudança na estrutura do prédio foi na administração do ex-prefeito Olívio Junqueira (1957/1960). À época, foi incorporada a parte nova, do lado esquerdo de quem olha da fachada, à construção antiga. A penúltima reforma ocorreu na administração Wanderley Bocchi (1989/1992).

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.