PREFEITURA PROMOVE ABORDAGENS SOCIAIS NA ÚLTIMA SEMANA DE 2019, EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE

Na última semana de 2019, entre os dias 26 e 28 de dezembro, a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social, de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, e de Fazenda e Finanças, e a Polícia Militar, realizaram diversas abordagens sociais, com o objetivo de acolher pessoas em situação de rua no município. As ações contaram com a participação das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Guarda Civil Municipal (GCM), e do Departamento Municipal de Fiscalização.

A primeira ação aconteceu na tarde do dia 26/12 (quinta-feira), na Praça da Matriz e na esquina do McDonald’s. Na Praça da Matriz cinco pessoas foram abordadas pela equipe do CREAS e orientadas a seguir até a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José. Na esquina do McDonald’s uma criança foi abordada pedindo dinheiro no semáforo. O Conselho Tutelar foi acionado, a família da criança compareceu ao local e responderá por tal ato. No mesmo local, três pessoas em situação de rua foram abordadas e orientadas a seguir até a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José. Outros três vendedores ambulantes, que circulavam entre os carros, foram abordados e orientados da necessidade de autorização para comercialização de produtos.

Na sexta-feira (27/12), as ações aconteceram na Praça da Matriz, na esquina do McDonald’s, na Praça Anita Costa; e no Bairro Santa Adélia, ao lado do Posto Atlantic. Na parte da manhã foram abordadas oito pessoas, sendo que uma delas foi encaminhada para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, e uma para o CREAS, vindo a desmaiar, sendo atendida pelo SAMU e encaminhada para o Pronto Socorro Municipal. No final da tarde, a equipe abordou duas pessoas em situação de rua na Praça da Matriz, as quais foram encaminhadas para as suas cidades de origem.

A última abordagem social de 2019 foi feita em diversos pontos da cidade, na manhã de 28/12 (sábado). Na esquina das Ruas Juvenal de Campos e Teófilo Andrade Gama uma criança comercializando produtos foi abordada. Ao ser questionada sobre o seu nome, ela saiu correndo. Na Praça da Matriz não foram encontradas pessoas em situação de rua. Nas proximidades do McDonald’s, foram abordadas duas pessoas, sendo que uma recusou o acesso aos serviços sociais oferecidos pela equipe, e a outra pessoa foi encaminhada para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, onde recebeu alimentação, banho e roupas limpas.

Como ajudar – A população de Tatuí pode contribuir, praticando simples ações. A mais importante delas é não dar esmolas, devido ao fato de que, muitas vezes, o dinheiro doado pelos munícipes é utilizado na compra de bebidas alcoólicas e drogas, estimulando o vício e acarretando a permanência dessas pessoas nas ruas, colocando em risco sua saúde, o que dificulta o trabalho da equipe da Assistência Social.

Quem se deparar com pessoas pedindo esmolas pelas ruas de Tatuí, pode entrar em contato com a equipe do CREAS, que está situado na Rua 13 de Fevereiro, nº 396, Centro. O telefone para contato é: (15) 3259-0704. O atendimento, presencial ou por telefone, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do CREAS, a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José também está à disposição dos munícipes que queiram relatar casos de pessoas pedindo esmolas nas ruas. A Casa de Apoio está situada na Rua São José, nº 46, Jardim Wanderley.