3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. PREFEITURA PROMOVE ABORDAGENS SOCIAIS NA ÚLTIMA SEMANA DE 2019, EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE

Última abordagem social de 2019 foi feita em diversos pontos da cidade, na manhã de 28/12, sábado.

Na última semana de 2019, entre os dias 26 e 28 de dezembro, a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social, de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, e de Fazenda e Finanças, e a Polícia Militar, realizaram diversas abordagens sociais, com o objetivo de acolher pessoas em situação de rua no município. As ações contaram com a participação das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Guarda Civil Municipal (GCM), e do Departamento Municipal de Fiscalização.

A primeira ação aconteceu na tarde do dia 26/12 (quinta-feira), na Praça da Matriz e na esquina do McDonald’s. Na Praça da Matriz cinco pessoas foram abordadas pela equipe do CREAS e orientadas a seguir até a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José. Na esquina do McDonald’s uma criança foi abordada pedindo dinheiro no semáforo. O Conselho Tutelar foi acionado, a família da criança compareceu ao local e responderá por tal ato. No mesmo local, três pessoas em situação de rua foram abordadas e orientadas a seguir até a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José. Outros três vendedores ambulantes, que circulavam entre os carros, foram abordados e orientados da necessidade de autorização para comercialização de produtos.

Na sexta-feira (27/12), as ações aconteceram na Praça da Matriz, na esquina do McDonald’s, na Praça Anita Costa; e no Bairro Santa Adélia, ao lado do Posto Atlantic. Na parte da manhã foram abordadas oito pessoas, sendo que uma delas foi encaminhada para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, e uma para o CREAS, vindo a desmaiar, sendo atendida pelo SAMU e encaminhada para o Pronto Socorro Municipal. No final da tarde, a equipe abordou duas pessoas em situação de rua na Praça da Matriz, as quais foram encaminhadas para as suas cidades de origem.

A última abordagem social de 2019 foi feita em diversos pontos da cidade, na manhã de 28/12 (sábado). Na esquina das Ruas Juvenal de Campos e Teófilo Andrade Gama uma criança comercializando produtos foi abordada. Ao ser questionada sobre o seu nome, ela saiu correndo. Na Praça da Matriz não foram encontradas pessoas em situação de rua. Nas proximidades do McDonald’s, foram abordadas duas pessoas, sendo que uma recusou o acesso aos serviços sociais oferecidos pela equipe, e a outra pessoa foi encaminhada para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, onde recebeu alimentação, banho e roupas limpas.

Como ajudar – A população de Tatuí pode contribuir, praticando simples ações. A mais importante delas é não dar esmolas, devido ao fato de que, muitas vezes, o dinheiro doado pelos munícipes é utilizado na compra de bebidas alcoólicas e drogas, estimulando o vício e acarretando a permanência dessas pessoas nas ruas, colocando em risco sua saúde, o que dificulta o trabalho da equipe da Assistência Social.

Quem se deparar com pessoas pedindo esmolas pelas ruas de Tatuí, pode entrar em contato com a equipe do CREAS, que está situado na Rua 13 de Fevereiro, nº 396, Centro. O telefone para contato é: (15) 3259-0704. O atendimento, presencial ou por telefone, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do CREAS, a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José também está à disposição dos munícipes que queiram relatar casos de pessoas pedindo esmolas nas ruas. A Casa de Apoio está situada na Rua São José, nº 46, Jardim Wanderley.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.