Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. PREFEITURA INAUGURA A EMEI “LUCI SANTOS DE CAMPOS CAMARGO”, NO JARDIM SANTA EMÍLIA, COM MAIS…

PREFEITURA INAUGURA A EMEI “LUCI SANTOS DE CAMPOS CAMARGO”, NO JARDIM SANTA EMÍLIA, COM MAIS DE 130 VAGAS

Publicado em:

Inauguração contou com as presenças das autoridades municipais e familiares da professora homenageada.

A Prefeitura de Tatuí inaugurou, na manhã do último sábado (30/11), a EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – creche e pré-escola – do Jardim Santa Emília, que recebeu o nome da saudosa professora Luci Santos de Campos Camargo.

As dependências da EMEI “Prof.ª Luci Santos de Campos Camargo” têm capacidade para oferecer 136 vagas, em uma área construída de 813,46 m2, sendo 2.302,46 m2 de área total. Dessas vagas, 48 serão destinadas a crianças de 4 meses a 3 anos de idade. Também serão atendidas crianças do Berçário I (4 meses a 1 ano de idade), Berçário II (1 a 2 anos de idade), Maternal I (2 a 3 anos de idade), Maternal II (3 anos de idade) e pré-escola (4 e 5 anos de idade). Ao todo, cerca de 30 servidores municipais irão trabalhar na unidade escolar. O investimento na obra é de cerca de R$ 1,6 milhão.

Estiveram presentes na inauguração a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro, os secretários Coronel PM Miguel Ângelo de Campos (Governo), Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos), Alessandro Bosso (Trabalho e Desenvolvimento Social), Marco Luís Rezende (Obras e Infraestrutura) e Miguel Lopes Cardoso Júnior (Educação) e o secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira e ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Representando a Câmara Municipal de Tatuí participaram da cerimônia de inauguração os vereadores Antônio Marcos de Abreu (presidente), Jairo Martins (Pepinho), José Carlos Ventura (José Carlos do Campinho), Severino Guilherme da Silva (Tiozinho do Santa Rita), João Éder Alves Miguel, Valdeci Antônio de Proença, Joaquim Amado Quevedo e Rodolfo Hessel Fanganiello, além da assessora do vereador Alexandre Grandino Teles, Elizabeth Miranda.

Também estiveram presentes a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Marisa Fiusa Kodaira, as supervisoras de Educação Infantil Ângela Roarelli, Eliane Adum Poles, Juceline Sperandio e Cláudia Domingues, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM), Antonino José Rodrigues da Costa.

Familiares e amigos da homenageada estavam presentes. A prefeita Maria José entregou um mimo à neta da saudosa professora Luci, Giovana.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo fez uso da palavra e, em seu discurso, cumprimentou os familiares da professora Luci e os demais presentes, e deu os parabéns a todas as pessoas e representantes de Secretarias Municipais que trabalharam na construção da nova escola. “Quero parabenizar a todas as secretarias envolvidas em torno dessa construção e dizer que essa creche-escola é uma referência em seu projeto de concepção, pois estamos inaugurando essa obra com sua estrutura pedagógica já pronta, com livros, brinquedos e carteiras novas”, enfatizou a chefe do Executivo.

Além de falar a respeito da obra inaugurada, a prefeita também aproveitou a ocasião para relembrar de momentos que passou ao lado da professora Luci Santos de Campos Camargo, de quem Maria José era bastante próxima. “Ainda jovens, estudamos juntas para passar no concurso do Magistério, numa época difícil, onde eram muitos candidatos para poucas vagas. A professora Luci cuidou da família, dos seus alunos e ainda dividiu seu tempo no ensino da catequese. É um exemplo que fica registrado para todos que com ela conviveram e guardam no coração as saudades da sua marcante presença”, afirmou.

Sobre a professora Luci – Luci Santos de Campos Camargo nasceu em Tatuí no dia 10 de dezembro de 1942, filha do barbeiro Benedito Antunes – o Dito Tatu – e da costureira Maria José Antunes.

Luci iniciou seus estudos no Instituto de Educação Estadual “Barão de Suruí”, onde fez Magistério se tornando professora primária. Com 17 anos de idade passou no concurso da então nova escola do SESI, onde lecionou em conjunto com Escolas Rurais, alfabetizando centenas de crianças dando aula na 1ª série, como também na alfabetização de adultos. Casou-se com o industrial Paulo de Campos Camargo, com o qual teve três filhos: Paulo Sérgio, Afonso e Marcos Rogério. Com o marido participou de atividades do Lions Clube de Tatuí.

Diplomada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga em Pedagogia e Letras, também concluiu o curso de Administração Escolar. Passou a ocupar a pasta de língua portuguesa da Escola do SESI, onde permaneceu até sua aposentadoria. Recebeu vários prêmios como coordenadora em atividades extraclasse, como Festival Estudantil de Teatro Amador, Banda Rítmica de Alunos Primários do SESI e Concursos Literários. Sua carreira foi marcada pelo grande incentivo à leitura, à todas as idades e classes sociais.

Ainda, Dona Luci Quadra, como era conhecida, também dedicou à catequese, na então Comunidade Sagrada Família de Tatuí, onde pode passar às crianças os ensinamentos bíblicos, atividade que era exercida com muito apreço, carinho e amor.

Faleceu em Tatuí no dia 24 de agosto de 1999, levando consigo o prazer de ter ajudado a muitos alunos a chegarem a seus objetivos, como também de ter sido uma filha, esposa, mãe e avó dedicada.

Novas vagas – Nas próximas semanas, a Prefeitura de Tatuí irá entregar a creche do Inocoop e no 1º trimestre de 2020, as creches do Santa Cruz e Residencial Astória. Por outro lado, está em construção a unidade escolar do Residencial Vida Nova Tatuí/Pacaembu (creche e pré-escola), que será a maior de Tatuí, com 300 vagas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo