Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. “VIRADA INCLUSIVA – PARTICIPAÇÃO PLENA” TERÁ SUA SEGUNDA EDIÇÃO EM TATUÍ, DE 26 DE NOVEMBRO…

“VIRADA INCLUSIVA – PARTICIPAÇÃO PLENA” TERÁ SUA SEGUNDA EDIÇÃO EM TATUÍ, DE 26 DE NOVEMBRO A 3 DE DEZEMBRO

Publicado em:

Encerramento da “Virada Inclusiva – Participação Plena” será no dia 03/12 com o “1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, pertencente a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá, entre os dias 26/11 e 03/12, a 2ª edição da “Virada Inclusiva – Participação Plena”, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo dia 03/12 (terça-feira).

Idealizada pel Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do Memorial da Inclusão e da Abaçaí Cultura e Arte, a “Virada Inclusiva”, que será realizada pelo segundo ano consecutivo em Tatuí, também conta com o apoio de: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; Museu Histórico “Paulo Setúbal”; Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes); Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, através do Projeto AmiCão, da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM); Secretaria Municipal de Educação; Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT); Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”; AME (Amigos Metroviários dos Excepcionais), através do Programa Central de Libras ICom; Instituto Magnus – Cão-Guia; Apae de Tatuí; OAB-SP; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); EduCrescere; Núcleo de Desenvolvimento, Pesquisa e Inclusão Semear; Panuu; Iguall Moda Inclusiva; Associação dos Ostomizados de Osasco e Região (AOOR); Coloplast; Ostomia com Alegria; e Rádio Notícias FM.

Programação – No dia 26/11 (terça-feira), a “Virada Inclusiva – Participação Plena” acontecerá das 9h30 às 12h, na Câmara Municipal de Tatuí. Às 9h30, “Painel 1”, com a palestra “O meu emprego – Trabalho inclusivo – Programa do Governo do Estado de São Paulo”, ministrada por Aracélia Costa, diretora executiva da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. E às 10h45, “Painel 2”, com a palestra “Mito ou desafio? – A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, ministrada pela terapeuta ocupacional e sócia-fundadora do Núcleo de Desenvolvimento, Pesquisa e Inclusão Semear, Ana Paula Camargo.

Já no dia 27/11 (quarta-feira), o evento será realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), das 18h às 21h. Na ocasião, haverá o Desfile de Moda Inclusiva Infantil, realizado pelas empresas Panuu e Iguall, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT). Também será promovida a Exposição de Peças de Moda Inclusiva, projeto da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.

No dia 28/11 (quinta-feira), no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontecerá, das 10h às 12h, a apresentação do Programa Central de Libras ICom, com o tema: “Mitos e verdades sobre a deficiência auditiva”, desenvolvido pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), e contará com o apoio da Escola Real Comunicação em Língua de Sinais.

Já no dia 29/11 (sexta-feira), o evento contará com atividades coletivas, com brinquedos e brincadeiras, na Praça Ayrton Senna, situada na Vila Dr. Laurindo. Realizadas das 9h às 11h30, as atividades consistirão em oficinas interativas, promovidas pelo Projeto “Brincar e Cantar, é Só Começar”, da Secretaria Municipal de Educação, e pela EduCrescere.

No dia 30/11 (sábado), a “Virada Inclusiva” acontecerá das 9h às 12h, na Praça da Matriz. Das 9h às 12h, acontecerá a Exposição Fotográfica “De quem estamos falando?”. Terão, também, cinco stands: Stand 1 – Campanha de Prevenção e Aferição de Pressão Arterial, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde; Stand 2 – Orientação sobre cuidados para pessoas ostomizadas, com realização da Coloplast do Brasil, AOOR e Ostomia com Alegria; Stand 3 – Direitos – Orientação e distribuição de material informativo, com promoção da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e Comissão OAB; Stand 4 – Projeto Musicografia Braille, realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”; e Stand 5 – Campanha “Como receber pessoas com deficiência em locais públicos – Orientação ao comércio”, promovido pela EduCrescere. Também na Praça da Matriz, das 9h às 10h, haverá apresentação da Academia ao Ar Livre, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. No mesmo horário, será realizada a apresentação do Projeto AmiCão, do Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM). E das 11h às 12h, ainda na Praça da Matriz, acontecerá a apresentação do Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos”, com regência do maestro Cláudio Casarini.

Já no dia 01/12 (domingo), na Avenida das Mangueiras, haverá atividades pela manhã e no período da tarde. Às 9h, será realizada uma feira colaborativa com expositores e artistas de Tatuí e região, com a participação do comércio local, abrangendo marcas, pequenos produtores, produção artesanal, cultura do interior e espaços colaborativos, uma realização da Ação Curadoria Zabumba. E às 15h, acontecerá a roda de conversa intitulada “Circulação social da pessoa com deficiência: ressignificação dos espaços e mudança de paradigmas da sociedade”, também realizada pela Ação Curadoria Zabumba.

O encerramento da “Virada Inclusiva – Participação Plena” será no dia 03/12 (terça-feira), na Apae de Tatuí, das 8h às 17h, com o “1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, que abordará o tema: “O papel da sociedade na construção das políticas públicas”. O Fórum será promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Sobre a “Virada Inclusiva – Participação Plena” – É um evento idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do Memorial da Inclusão, que conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores, dos mais diversos setores, os quais realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, formando uma programação gratuita e acessível em todo o estado de São Paulo, em uma grande celebração da diversidade humana.

A “Virada Inclusiva” é realizada no mês de dezembro, pois no dia 3 do referido mês é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento tem o intento de mobilizar os direitos culturais das pessoas com deficiência. É um movimento contínuo de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma nas relações sociais e interação com o meio ambiente.

Em Tatuí, neste ano de 2019, o evento será realizado entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, com inúmeras atividades culturais, esportivas e de recreação nas ruas, praças, parques, museus, centros culturais e demais espaços coletivos, públicos e privados.

A “Virada Inclusiva” cresce a cada ano, comprovando que cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência. Isso é fruto do trabalho de todos os organizadores e colaboradores, que acreditam ser possível realizar atividades para todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não.

No estado de São Paulo, a “Virada Inclusiva” chega à sua 10ª edição com resultados positivos e, com certeza, este ano não será diferente. Em Tatuí, esta será a 2ª edição, propondo atividades para que todo o município celebre esse dia tão importante na história da inclusão da pessoa com deficiência.

A programação foi planejada de forma colaborativa e voluntária, com ações inclusivas, de modo que intensifique os laços de igualdade e o exercício de cidadania de pessoas com e sem deficiência, para uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Saiba mais acessando as redes sociais da “Virada Inclusiva”. No Facebook, no Instagram e no Twitter, siga: @viradainclusiva.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.