“SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO” CONTOU COM DIVERSAS AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS PELA PREFEITURA

Entre os dias 18 e 25 de setembro, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, realizou diversas ações educativas referentes à “Semana Nacional do Trânsito”, cujo tema foi “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

Foram feitos dois pedágios educativos na rua XI de Agosto e na Avenida Sales Gomes, com orientações e distribuição de 5 mil folders para a conscientização de condutores e pedestres em relação ao uso da faixa.

Em parceria com o Detran-SP, o Departamento de Mobilidade Urbana manteve em exposição, na Praça da Matriz, um carro acidentado, para conscientizar as pessoas sobre a importância de se ter atenção no trânsito, para evitar acidentes.

Com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e com a APAE de Tatuí, um ato de conscientização sobre o uso das vagas especiais para deficientes físicos, aconteceu na Praça da Matriz. A ação, que teve a participação efetiva de pessoas com deficiência física, intelectual e visual, consistiu em “ocupar” vagas de estacionamento com cadeiras de rodas, para sensibilizar a população com relação à dificuldade encontrada por pessoas com deficiência quando motoristas estacionam em vagas especiais.

Ocorreram, também, várias palestras educativas, em escolas e em empresas, com o tema “Respeito à Vida”. Nas escolas EMEF “Profª. Magaly Azambuja de Toledo”, EE “Chico Pereira”, EE “Prof. Fernando Guedes de Moraes”, EE “Profª. Lienette Avallone Ribeiro”, APAE, Colégio Mack e Centro Educacional Marisol, cerca de 1230 crianças e adolescentes participaram das palestras e da “Cidade do Trânsito Itinerante”. E, aproximadamente, 1000 funcionários das empresas Yazaki e Lopesco puderam receber orientações sobre a importância da mobilidade urbana e da prevenção a acidentes de trânsito.