3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. “NOITE DA SERESTA COM TERNURA”, QUE HOMENAGEOU “PACHECO”, REÚNE GRANDES ÍCONES DA MÚSICA TATUIANA

Pacheco recebe homenagem e participa como protagonista da “Noite da Seresta”.

Na noite da última sexta-feira (27/09), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, promoveu, em parceria com o Grupo Seresteiros com Ternura, mais uma edição da tradicional “Noite da Seresta com Ternura”, homenageando o músico Francisco de Souza Bueno, conhecido popularmente como Pacheco.

O Grupo Seresteiros com Ternura se apresentou com Godoy Nogueira, na viola; Pedro Adilson Pavanelli, no violão; Paulo Rita Aguar, no cavaquinho; Carlos Mendes, na timba; e Maria Inês Camargo, na voz e no afoxé; e ainda abriu espaço para que amigos do homenageado se apresentassem prestando uma singela homenagem à Pacheco.

Estiveram presentes o gestor do Museu e diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna; o maestro e diretor do Conservatório de Tatuí na gestão 1968 a 1984, José Coelho de Almeida; o coordenador do Grupo Seresteiros de Tatuí, Pedro Paulo de Paula; o professor e radialista Wilson Bertrami; o radialista Aurélio Serrão Correa “Helinho Beijo Frio”; Dr. Simeão José Sobral; Luís Antônio Voss Campos; o coordenador do M.Medeiros Grupo de Choro, Mário Medeiros; o técnico de preservação e restauração do Museu, Thony Guedes; os agentes culturais Maria Augusta Barbará, Rogério Miranda e João Oliveira; além de amigos e familiares do homenageado.

A exposição de fotos sobre a vida de Pacheco permanecerá disponível para visitação até o dia 24/10 (quinta-feira), sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Sobre o homenageado – Francisco de Souza Bueno, popularmente conhecido como Pacheco, nasceu em Porangaba no dia 11 de julho de 1936. Iniciou sua vida musical aos 13 anos de idade, tocando cavaquinho na Rádio Difusora de Tatuí e, aos 17 anos de idade, passou a tocar no conjunto “Ritmos de Mário Edson”, de Tatuí.

Em 1955, mudou-se para São Paulo, e convidado pelo grande músico Esmeraldino Salles, ingressou na Rádio e TV Tupi, onde acompanhou cantores históricos como Cauby Peixoto, Hebe Camargo, Ângela Maria, Nélson Gonçalves, Luiz Gonzaga e outros. Entre as décadas de 1950 e 1960, tocou com grandes chorões, como Isaías do Bandolim, Evandro (Bandolim), Waldyr Azevedo e Sivuca.

Trabalhou em diversas boates, bares e casas noturnas de São Paulo, como Boate Oasis, Jardim de Inverno Fasano, Avenida Danças e Brasilian’s Bar. Nessa época, tocou nos conjuntos do sambista Caco Velho e do acordeonista italiano Uccio Gaeta, e acompanhou grandes cantores como Altemar Dutra, Jair Rodrigues, Agnaldo Timóteo e Sérgio Reis.

Nos anos 60, ingressou no melhor conjunto de bailes existente no Brasil naquela época, o Super Som T.A., no qual tocou durante 15 anos antes de encerrar sua carreira musical. Nos conjuntos em que tocou, participou de diversos programas de TV, entre eles “Almoço com as Estrelas”, da TV Tupi, “Astros do Disco”, da TV Record, “Programa Jô Soares” e “Programa Silvio Santos”, do SBT.

Atuou em várias capitais e no interior do Brasil. Também tocou no exterior, em países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e Peru. Lecionou violão, guitarra, contrabaixo e cavaquinho no Conservatório Musical Villa-Lobos até o ano de 2001, quando se aposentou.

Atualmente dedica-se à sua grande paixão, o choro, o mais brasileiro dos gêneros musicais.

OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM O CELULAR, QUE ACONTECE NO MUSEU, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As vagas são limitadas para jovens de 15 a 20 anos de idade e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

CEU DAS ARTES É PALCO DO CONCERTO “BRASILIDADE – MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE E PIANO”

Giancarlo Medeiros e Miriam Braga apresentam um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros, especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano.

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE VISITA TÉCNICA DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL

A visita representou um marco importante de diálogo entre o órgão Municipal de Cultural e a Fundação Itaú Cultural.