ESF DA VILA ANGÉLICA INICIA NOVA TURMA DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

A ESF “Dr. Simeão Orsi”, da Vila Angélica, da Secretaria de Saúde, iniciou, na tarde da última sexta-feira (27/09), no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, uma nova turma do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

O Programa é ministrado pelo médico da família, Edimário Florêncio dos Santos, e pela farmacêutica Marisa Cezar Domingues Protta, ambos cadastrados no CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), do Governo do Estado de São Paulo.

O primeiro encontro consistiu em uma roda de conversa, com o tema: “Tabagismo: maior causa de morte evitável do mundo e risco socioeconômico”. Na ocasião, 15 pacientes que estavam na fila de espera foram convocados a aderirem ao Programa. Todos expuseram os motivos que os levaram a fumar e também os que os levaram a querer parar de fumar.

O médico Edimário falou sobre os malefícios do cigarro e fez orientações sobre o uso da medicação e do adesivo de nicotina, que fazem parte do tratamento. Dentro de 15 dias os pacientes serão reavaliados.

O Programa tem uma duração de três meses por turma e consiste em reuniões com uma equipe multidisciplinar, além do uso de medicações.

Os interessados em participar das próximas turmas do Programa de Controle do Tabagismo devem se cadastrar na ESF “Dr. Simeão Orsi” e deixar seus dados para, posteriormente, a equipe entrar em contato na medida em que forem formadas novas turmas.