Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. SOLENIDADE INICIA O “2º ENCONTRO MUNICIPAL DE TURISMO DE TATUÍ”, QUE VAI ATÉ DOMINGO

SOLENIDADE INICIA O “2º ENCONTRO MUNICIPAL DE TURISMO DE TATUÍ”, QUE VAI ATÉ DOMINGO

Publicado em:

Encontro reuniu lideranças regionais e o tema foi o Turismo.

Teve início na manhã desta terça-feira (24/09) o “2º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR), e que acontecerá até domingo (29/09). A abertura do evento ocorreu no Espaço de Eventos “Sala das Américas”, do Sítio do Carroção, e reuniu autoridades locais e de mais nove municípios da região.

O Encontro faz parte de uma série de atividades realizadas para comemorar o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, data estabelecida oficialmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980.

A solenidade teve início às 9h, com a recepção dos convidados e um café da manhã acompanhado de apresentações musicais. Logo depois, às 9h30, houve o credenciamento dos participantes do evento.

A abertura oficial ocorreu às 10h, sob a apresentação do cerimonialista Rogério Vianna, que chamou os seguintes convidados a comporem a mesa: a prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo; o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Vanilson Fickert; o vice-presidente da Câmara Municipal de Tatuí, vereador Eduardo Dade Sallum; o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; o gerente executivo da Associação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo (AMITESP), José Roberto Zem; o presidente da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITUR), Jarbas Favoretto; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR), Wagner Eduardo Graziano; e o proprietário do Sítio do Carroção e anfitrião do evento, Manoel Souza Leite, o Popó.

Em seguida, às 10h30, houve a apresentação das cidades que fazem parte da Microrregião “Raízes do Interior Paulista”, com o pronunciamento de seus representantes: Boituva – José Romeu Vichier Filho (secretário de Desenvolvimento Econômico), Cerquilho – Alessandro Moreira de Souza (secretário de Esporte, Turismo e Lazer), Cesário Lange – Ivan Aparecido da Silva (diretor de Cultura), Laranjal Paulista – Fúlvio Antônio Scarme (secretário de Cultura e Turismo), Pereiras – Maria Angelina Bueno Pereira Leite (secretária de Cultura, Esporte e Turismo), Quadra – Benemari Sulivan (diretor de Esportes, Lazer e Cultura), Torre de Pedra – Olinda Aparecida Camargo de Oliveira Meira Lolasco (representando o prefeito Emerson José da Mota) e Tatuí – Cassiano Sinisgalli (secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude).

Também estiveram presentes na solenidade o secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o vereador João Éder Alves Miguel, e as assessoras parlamentares dos vereadores Rodnei Rocha (Nei Loko) e Alexandre de Jesus Bossolan, Daniela Rocha e Rosemary Camargo, respectivamente.

Às 11h30, teve início a palestra intitulada “Ranqueamento dos Municípios Turísticos – Estâncias e MIT’s”, que foi ministrada pelo assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Vanilson Fickert. Ao fim da palestra, Vanilson abriu espaço para perguntas por parte dos convidados.

Nos momentos finais da solenidade, a prefeita Maria José Vieira de Camargo e o secretário Cassiano Sinisgalli entregaram um certificado de participação e agradecimento ao palestrante Vanilson Fickert. Também foram entregues lembranças do município para o gerente executivo da AMITESP, José Roberto Zem; para o presidente da AMITUR, Jarbas Favoretto; e para o sr. Manoel Souza Leite (Popó), apoiador do evento e incentivador do fortalecimento do turismo local.

Programação para os próximos dias – No dia 25/09 (quarta-feira), às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, ocorrerá a 1ª Audiência Pública para apresentação da revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

No dia 26/09 (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural de Tatuí, haverá a abertura da Exposição “Fotos Turísticas”. O Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

Na sexta-feira (27/09), às 8h, será realizado um roteiro turístico com as crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, passando pelos atrativos turísticos locais.

No dia 28/09 (sábado), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, acontecerá o “Turismo na Praça”. Na ocasião, a Praça da Matriz receberá um pouco do potencial turístico de Tatuí, como por exemplo: Conservatório com apresentações musicais e exposição de materiais; Aeroclube com a exposição de aeronaves; Centro Hípico; Feira de Artesanato; Feira do Produtor Rural; Exposição do artista plástico Mingo Jacob; Exposição de bambus da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí (Estação Experimental); Exposição de carros antigos; e passeios turísticos pela cidade, com apoio do Sítio do Carroção.

O encerramento será no dia 29/09 (domingo), às 8h, em frente ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com o “Pedal Turístico”. O passeio percorrerá os principais pontos turísticos de Tatuí.

Mais informações sobre o “2º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí” podem ser adquiridas pelo telefone (15) 3259-4135 ou pelo e-mail turismo@tatui.sp.gov.br.

Turismo – O turismo consiste em atividades que contribuem para o desenvolvimento de uma determinada cidade ou região, incluindo o incremento de negócios, capacitação profissional para os habitantes, exploração das potencialidades locais e geração de empregos.

Um dos responsáveis pelos fenômenos econômicos e sociais mais importantes do último século, o turismo aumenta ano após ano seu número de participantes, e na maioria dos países, vem se tornando um dos setores econômicos mais dinâmicos e com velocidade de crescimento.

O “2º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí” tem como objetivo divulgar e expandir o potencial turístico de Tatuí e das cidades que integram a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, contribuindo para o fortalecimento do Trade Turístico e para a ampliação e diversificação da oferta turística dessas localidades.

Sobre a microrregião turística “Raízes do Interior Paulista” – Criada em 29 de junho de 2017, com o objetivo de promover o sincronismo das ações turísticas entre os municípios que a integram, promove ações que visam a divulgação de atrativos, roteiros e agenda de eventos de cada cidade envolvida.

Formada pelos municípios de Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho, a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” promove, ainda, ações pensadas de maneira regional, sempre buscando a integração de projetos que promovam todos esses dez municípios.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo