Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “CENOGRAFIA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ” PODE SER VISITADA ATÉ ESTE DOMINGO, NO MUSEU “PAULO…

EXPOSIÇÃO “CENOGRAFIA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ” PODE SER VISITADA ATÉ ESTE DOMINGO, NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

A exposição, que tem como objetivo apresentar a importância do uso dos recursos cênicos, pode ser visitada gratuitamente até a domingo, das 9h às 17h.

    Termina neste domingo (29/09) a exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí”, sob a curadoria do cenógrafo Jaime Pinheiro, promovida pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Conservatório de Tatuí e a Abaçaí Cultura e Arte.

    A exposição, que tem como objetivo apresentar a importância do uso dos recursos cênicos, pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo fone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

    Sobre o cenógrafo Jaime Pinheiro – Graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e especialização em Design, Jaime Pinheiro foi professor de Cenografia e Teatro de Animação, na Universidade de Sorocaba (Uniso), de 2008 a 2010 e em 2012.

    Desde 1990, atua como cenógrafo no Conservatório de Tatuí, projetando e executando cenários para concertos, shows, festivais e teatro. Também no Conservatório de Tatuí, Jaime Pinheiro leciona o curso de Cenografia e Adereços.

    Foi professor de Desenho, Técnicas de Materiais Expressivos, Fundamentos da Expressão Artística, Desenho de Observação e Cenografia, na Associação de Ensino Tatuiense, de 1996 a 2010.

    Ao longo de sua carreira artística, Jaime Pinheiro participou de diversos projetos para teatros, shows musicais, espetáculos de dança, teatros de animação, e realizou diversos outros eventos para grupos artísticos como: Esparrama, Cia. Mútua, Coletivo Cê, TV Cultura, Encantoria, Balleteatro Mônica Minelli e Fred Astaire e Pindorama. Dentre seus trabalhos mais notáveis estão: Festival de Inverno de Campos do Jordão; Livro de Rua; TV Cultura; Prelúdio; Prêmio “Carlos Gomes”; “Esparrama pela Janela”; “Ser Tão Brasileiro”; e “Um Príncipe chamado Exupéry”.

    Jaime Pinheiro também atuou na parte de direção, cenografia e bonecos dos espetáculos: “Pedro e o Lobo” (Teatro São Pedro – Oferenda Musical 2009) e “Cruzada de Crianças” (2009). Bonecos, cenografia, figurinos e adereços para Ingrid Koudela (Espetáculos de 2008, 2009, 2010 e 2012) e nas óperas: “Dido e Enéias”, de Henry Purcell (2009), “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011), e “A Peste e o Intrigante”, de Mário Ficarelli (1985).

    O cenógrafo também atua no desenvolvimento de pesquisas na área de Teatro de Animação, com trabalhos apresentados em São Paulo, Santa Catarina e Portugal. Além disso, trabalha de maneira autônoma como ilustrador de Artes Gráficas, e em projetos especiais na área de Design, como troféus, móveis, ambientes e arquitetura, como por exemplo o saguão do Conservatório de Tatuí.

    Sua carreira também é marcada pela realização das instalações cenográficas do Museu Histórico de Tatuí e por ter sido coordenador do “Festival Estadual de Cururu”, promovido pelo Conservatório de Tatuí.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo