Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TATUÍ E ALUNOS DA FAESB PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SARAMPO, NO…

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TATUÍ E ALUNOS DA FAESB PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SARAMPO, NO AUDITÓRIO DO “NEBAM”

Publicado em:

Palavra foi ministrada pelo médico infectologista da Vigilância Epidemiológica e da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Marcus Vinícius Landim Stori Milani.

A Prefeitura de Tatuí promoveu, na noite desta quinta-feira (12/09), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, uma palestra para orientar os profissionais de Saúde do município a respeito do sarampo. A palestra aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), e foi ministrada pelo médico infectologista da Vigilância Epidemiológica e da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Marcus Vinícius Landim Stori Milani.

Ao longo da palestra, que foi assistida por 81 pessoas, foram abordados assuntos como: O que é sarampo?; Quais são os principais sintomas da doença?; De que maneira a doença é transmitida?; Quais os tipos de exames que são realizados durante o tratamento do paciente?; e também foi comentado acerca da importância da vacinação.

Estiveram presentes profissionais da Vigilância Epidemiológica de Tatuí e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara de Tatuí (FAESB).

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Ela é altamente contagiosa e sua transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, ou seja, 1 pessoa com sarampo pode infectar outras 18 pessoas.

Os sintomas são febre, tosse, coriza, olhos avermelhados ou conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão. Por isso, caso você apresente um destes sintomas, procure uma Unidade de Saúde mais próxima.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo