3. Saúde
  5. SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA MAIS UM CASO DE SARAMPO E ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA…

SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA MAIS UM CASO DE SARAMPO E ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Nesta terça-feira (03/09), foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí o quinto caso de Sarampo no município neste ano. Residente no Jardim Santa Rita de Cássia, o menino, de 5 meses de idade, recebeu atendimento médico e está com sua rotina normalizada.

Até o momento, a equipe da Vigilância Epidemiológica registrou 22 notificações da doença, sendo 6 casos negativos, 5 casos positivos e 11 casos aguardando resultado.

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina tríplice viral, que protege, também, contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser para crianças de 1 ano de idade (12 meses) e uma segunda dose para crianças com 15 meses. Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos de 30 até 59 anos de idade, pelo menos uma dose, comprovada na carteira de vacinação. Esta vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas. A vacinação contra o sarampo deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação, determinado pelo Ministério da Saúde. As pessoas que já foram vacinadas, de acordo com sua faixa etária, não precisam receber uma nova dose da vacina.

Em Tatuí, a vacina encontra-se disponível nas Unidades Básicas de Saúde, nos seguintes dias e horários: Às segundas-feiras, a vacina contra o sarampo é aplicada das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: ESF da Vila Santa Luzia e ESF da Vila Angélica. Já na UBS do bairro dos Mirandas e na UBS do Jardim Santa Cruz, o atendimento é das 8h às 13h. Às terças-feiras, a vacinação ocorre das 8h às 16h, em três Unidades de Saúde: ESF do Jardim Rosa Garcia, ESF do Jardim Santa Rita de Cássia e UBS da Vila Dr. Laurindo. Às quartas-feiras, a vacina está disponível à população das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: UBS Central, ESF do Jardim Tóquio e UBS do bairro Valinho. Já na UBS do Congonhal, a vacinação é disponibilizada das 8h às 13h. Às quintas-feiras, há vacinação em duas Unidades de Saúde, ambas com atendimento das 8h às 16h. São elas: ESF do Jardim Gonzaga e UBS da Vila Esperança. E às sextas-feiras, também das 8h às 16h, a vacina é aplicada na UBS do São Cristóvão e na ESF do CDHU.

É essencial que cada pessoa verifique sua caderneta de vacinação e busque se informar se já se vacinou contra o sarampo. Em caso de dúvidas, a recomendação é que a pessoa procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou ligue para o telefone: (15) 3259-6358.

Sobre o sarampo – O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Ela é altamente contagiosa e sua transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, ou seja, 1 pessoa com sarampo pode infectar outras 18 pessoas.

Os sintomas são febre, tosse, coriza, olhos avermelhados ou conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão. Por isso, caso você apresente um destes sintomas, procure uma Unidade de Saúde mais próxima.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.